Novo governo de Cabo-Verde já exerce funções

Por: Ivanine Silva

O novo governo de Cabo-Verde, liderado por Ulisses Correia e Silva, já exerce as suas funções depois de ter sido empossado nesta quinta-feira (20), pelo Presidente da República Jorge Carlos da Fonseca, passando de 20 para 28 membros.

Com excepção do secretário de Estado das Finanças, todos os restantes membros do anterior executivo transitam para o governo da 10ª legislatura, que aumentou o número de mulheres de quatro para nove.

O aumento na estrutura governativa Cabo-verdiana deve-se ao acréscimo de três novos ministros e oito novos Secretários de Estado.

O novo elenco mantém Olavo Correia como vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças e do Fomento Empresarial e Fernando Elísio Freire como ministro de Estado, da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social.

A quarta figura da hierarquia governativa passa a ser Janine Lélis, a anterior ministra da Justiça e do Trabalho, promovida a ministra de Estado e assumindo agora as pastas da Defesa e da Coesão Territorial.

Além do Primeiro-Ministro, o governo contará com 18 ministros e nove secretários de Estado, contra os 15 ministros e quatro secretários de Estado que, também com Ulisses Correia e Silva, iniciaram a legislatura anterior, em Abril de 2016.

O Presidente cabo-verdiano convidou, a 30 de Abril, Ulisses Correia e Silva a formar Governo após ter sido o nome proposto para ser Primeiro-Ministro pelo Movimento para a Democracia, partido que venceu as eleições legislativas de Abril, em que foram escolhidos os 72 deputados nacionais.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies