Nossa Seguros regista crescimento de 98 por cento em 2019

Redacção NA

A seguradora angolana, Nossa Seguros registou no ano de 2019, um resultado líquido superior a quatro mil milhões de Kwanzas, o que representa um crescimento de 98 por cento, face ao ano anterior. A margem de solvência atingiu 203%, ligeiramente acima do dobro requerido por lei, factor que contribuiu igualmente para solidez da companhia.

De acordo com uma nota que o Notícias de Angola teve acesso, a sustentabilidade do negócio a longo prazo, face às vulnerabilidades do mercado a que o sector segurador se encontra exposto, particularmente no contexto actual, é uma das principais preocupações da nova Comissão Executiva da Nossa Seguros. Em Maio deste ano, os accionistas aprovaram um aumento de capital por incorporação de reservas, para fazer face aos investimentos necessários ao desenvolvimento do negócio, demonstrando a confiança que depositam na capacidade da empresa na obtenção de bons resultados no futuro.

A seguradora alterou a composição do seu Conselho de Administração, substituindo dois Administradores Executivos e adicionando mais dois administradores não executivos. A companhia tem registado ao longo dos últimos anos, índices de crescimento acima da média do sector, quer ao nível de prémios, quer de resultados líquidos e consequentemente de rentabilidade, o que lhe permitiu entrar com uma sólida situação financeira neste período menos favorável da economia.

Em 2019, exercício no qual registou-se um resultado líquido superior a 4 mil milhões de AKZ, os prémios brutos emitidos pela Nossa Seguros registaram um crescimento de 61%. Em geral todos os ramos registaram crescimento. No mesmo ano, a Nossa Seguros voltou a ser objecto de uma avaliação pela Fitch Ratings, tendo o seu rating continuado ao nível do estado angolano, o que contribuiu para reforçar a sua credibilidade junto de clientes e parceiros.

Foram registadosos grades crescimentos nos ramos de Doenças, Acidentes de Trabalho, Outros Danos em Coisas, Responsabilidade Civil, Transportes e Vida. O crescimento no ramo Doenças deveu-se para além do aumento de carteira ao ajustamento de tarifa. No ramo Acidentes de Trabalho o crescimento reflecte igualmente a entrada de novos contratos e actualizações da massa salarial de algumas empresas. Em Outros Danos e Coisas o crescimento foi suportado pela entrada de novos contratos e actualização de capitais por parte de alguns clientes. A dinamização que temos vindo a desenvolver no canal banca-seguros também permitiu um crescimento significativo no ramo Vida. Nos transportes destaca-se o ajustamento dos capitais a nível do co-seguro do aéreo.

O relatório de auditoria externa às contas de 2019 foi concluído mais um ano sem inclusão de qualquer ponto de reserva e/ou ênfase.

Recorde-se que no final de 2019 existiam em Angola 28 seguradoras, todas elas licenciadas pela ARSEG; que a taxa de penetração dos seguros no país é inferior a 1% do PIB; que a taxa de sinistralidade do sector é de 40%; e que a produção das cinco maiores seguradoras angolanas representa 77% do universo de 16 seguradoras.

A Nossa Seguros é uma instituição financeira não bancária, pertencente ao Grupo Financeiro BAI, sujeita à supervisão da ARSEG (Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros), entidade reguladora da actividade das seguradoras e responsável pela criação das normas que orientam a sua conduta de mercado, as garantias financeiras e os critérios de solvência.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies