Músicos cabo verdianos chegam ao país para “Encontro de gerações”
Noticias de angola -Os conceituados músicos cabo-verdianos Ivon Paris, Kim,Boy Ge Mendes, Beto Dias e Mister Nino chegaram quarta-feira ( 10) a Angola para participar no festival de kIzomba denominado ” Encontro de Geracões a realizar-se no próximo sábado ( 13).
De iniciativa da Lumitango Evento em colaboração com o ResiliArt Angola o acto visa juntar as antigas gerações com as novas e a consequente passagem de legado de modo a garantir a preservação desse estilo musical a nível nacional e internacional.
O Encontro de Gerações foi concebido como um projecto que integra artistas angolanos, cabo-verdianos e de outras vertentes da música lusófona, como “Kanu André”, “Filho do Zua, Livongh, Walter Ananás, Boy Ge Mendes, Beto Dias, Mr Nino e Yvon Paris, com o objectivo de promover a união cultural entre países que partilham a língua portuguesa.
A iniciativa propõe celebrar a herança comum e destacar como diferentes gerações e geografias contribuíram para a diversidade musical do espaço lusófono.
Da agenda dos músicos destaque para a conferência de imprensa a ter lugar esta quinta-feira nas instalações da América Schools of Angola, as 14h00, assim como a realização de uma visita a uma escola comunitária na ilha do Mussulo.
As acçoes de cariz social estao inseridas na jornada internacional “16 Dias de Activismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, genero, crianças e empoderamento da mulher ” que consiste numa mobilização global da sociedade civil em torno desse propósito.
Nesse âmbito está igualmente programado para o próximo domingo ( 14) um intercâmbio entre os músicos cabo-verdianos com artistas plásticos angolanos que estão a realizar uma residência artística em Luanda no âmbito da mesma jornada e com modelos e estilistas que se juntaram à causa.
Em Angola a campanha visa desenvolver acções de sensibilização, consciencialização e envolvimento das famílias angolanas na luta contra a violência, Incentivar a denúncia, advogar protecção para as vítimas e a aplicação de medidas punitivas aos agressores promovendo assim o engajamento de homens e rapazes no combate à violência doméstica e promoção do género.
Comentários estão encerrados.