O país cabe aqui.

África do Sul distingue “heróis” da luta anti-apartheid

Antigos estadistas e líderes políticos africanos, europeus e americanos foram distinguidos, no fim-de-semana, pelo governo sul-africano, com a medalha de ouro da “Ordem dos Companheiros de Oliver Tambo”, como reconhecimento do seu contributo e dos seus países na luta contra o regime do Apartheid.

Entre os distinguidos destacam-se os ex-chefes de Estado de Moçambique, Joaquim Chissano, da Namíbia, Sam Nujoma, da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf do Botswana, Sir Ketumile Masire.

Falando durante a cerimónia, do National Orders 2018 (Ordens Nacionais 2018), que teve lugar em Pretória, o presidente Cyril Ramaphosa disse que o país deve “muito ao apoio devoto” da comunidade internacional pela sua liberdade.

“Muitos países ofereceram solidariedade e abriram os seus braços para acolher os nossos activistas. Muitas pessoas dos nossos países vizinhos perderam a vida e membros por nossa causa”, disse.

“Homenageamos pessoas que ficaram ao lado do nosso povo, em casa e no exílio, que forneceram ajuda material e de outra forma aos nossos estudantes, activistas e combatentes”, disse.

“Com isso, expressamos a nossa sincera e eterna gratidão a todos eles, pela sua participação numa luta que não era deles, numa terra distante e por terem oferecido muito, por muito tempo a tantos (sul-africanos) ”, acrescentou.

O estadista sul-africano fez uma menção especial ao embaixador Alexander Sergeevich Dsasokhov e a Slava Tetekin, da Rússia, e à Rosita Johnson, dos Estados Unidos, outras figuras também homenageadas.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies