Mirex exonera director para África e Médio Oriente

O director para África, Médio Oriente e Organizações Regionais, Joaquim do Espírito Santo, foi exonerado nesta terça-feira (22), pelo ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, em despachos separados, juntamente com o ministro conselheiro da Embaixada de Angola em Telavive, Israel, João Diogo Fortunato.

A exoneração é justificada com a “inobservância dos procedimentos da cadeia de tomada de decisão interna e que lesou o bom nome e imagem de Angola com países com os quais mantém uma histórica relação diplomática”.

No foco dessa medida, segundo a edição desta terça-feira do Jornal de Angola, está o facto de o ministro conselheiro João Diogo Fortunato ter participado da inauguração da Embaixada dos Estados Unidos da América (EUA) em Jerusalém, com a anuência de Joaquim do Espírito Santo, até então director para África, Médio Oriente e Organizações Regionais do Ministério das Relações Exteriores (Mirex).

Os EUA transferiram, na semana passada, a sua embaixada em Israel de Telavive para Jerusalém, o que gerou uma onda de protestos e uma escalada de violência da Faixa de Gaza.

Na cerimónia foram convidados 86 embaixadores e encarregados de negócios, 40 dos quais aceitaram, mas a maioria dos Estados europeus não esteve presente por não concordar com a mudança da embaixada de Telavive para Jerusalém, que rompe o consenso da comunidade internacional.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies