O país cabe aqui.

Ministro da Comunicação Social alerta sobre cuidados a ter com as falsas notícias

O ministro da Comunicação Social, João Melo, alertou hoje, quinta-feira (29), em Luanda, que os jornalistas não devem caminhar a reboque das redes sociais, uma vez que a maior parte destas informações que circulam nesses meios ‘são falsas’.

Ao dissertar sob o tema “Discurso jornalístico da actualidade”, numa palestra promovida pelo Ministério da Comunicação Social, João Melo sustentou  que “querer competir a velocidade instantânea e irresponsável das redes sociais é um suicídio para os órgãos públicos”, acrescentando que ” todos os órgãos públicos ou privados têm a responsabilidade e obrigação de oferecer ao cidadão uma informação séria, credível, verdadeira e responsável”.

Os jornalistas que quiserem ser verdadeiros profissionais, têm que exercer a sua actividade de acordo com o critério ou parâmetros universais que balizam o ofício jornalístico em qualquer parte do mundo, sublinhou o ministro, afirmando  que “ Infelizmente temos alguns órgãos que primam a sua actuação pelo sensacionalismo que não têm nada a ver com jornalismo, mas a hora de responsabilizar estes meios que actuam a margem da lei, também há-de chegar”.

“O jornalismo não se compadece com especulações”, advertiu, acrescentando que o discurso jornalístico deve ser ‘mais rigoroso, objectivo e isento’, para permitir que o público tire as suas próprias conclusões do facto”.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies