Ministra do Ensino Superior defende aposta na profissão docente

Notícias de Angola – A ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança, defendeu esta sexta-feira, em Luanda, a necessidade de se efectuar aposta na dignificação da profissão docente, com condições de trabalho dignas, remuneração adequada, com vista a excelência no ensino.

Ao discursar na abertura do Conselho Nacional do Ensino Superior (CNES), que serviu de lançamento solene do Projecto de Desenvolvimento do Ensino Superior, Ciência Tecnologia e Inovação (TEST – na sigla em inglês), disse que a educação de excelência depende, em grande medida, da qualidade dos professores.

Referiu que o investimento na formação e valorização dos professores é investir diretamente no futuro de Angola, porque o desenvolvimento profissional contínuo do nosso corpo docente é fundamental para garantir que os professores estejam dotados das mais recentes competências e conhecimentos pedagógicos.

Recordou a aprovação da melhoria da condição remuneratória dos nossos docentes do ensino superior e dos investigadores científicos, com a atribuição de um suplemento remuneratório que é 100% a remuneração de base, aprovada, recentemente, pelo Presidente da República.

Neste âmbito, defendeu a necessidade de fazer com que a carreira docente seja muito atractiva e cada vez mais capazes de reter e manter motivados os melhores profissionais.

Todavia, continuou, é preciso focar o investimento na melhor formação dos professores de todos os níveis de ensino, mas também na oferta de cursos com maior relevância para o desenvolvimento que necessário para o país e que promovam competências nas áreas das Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, bem como para o empreendedorismo.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies