Ministério da Educação quer responsabilidade na distribuição de livros

De acordo com o  secretário de Estado para o Ensino Pré-escolar e Geral, Joaquim Cabral, quer a responsabilização das pessoas que colocam no mercado informal livros e manuais escolares de distribuição gratuita

Segundo a entrevista exclusiva à Angop a propósito da venda de material escolar no mercado informal, o responsável afirma que devem ser chamados a razão todos os envolvidos que intervêm no desvio dos manuais no circuito normal.

Joaquim Cabral acredita que os desvios acontecem no circuito de produção, transporte, distribuição até ao beneficiário.

O sector entende que deve ser reposta a legalidade, uma vez que se trata de uma transgressão administrativa.

“Devemos buscar uma solução que acabe definitivamente os desvios dos manuais do circuito normal para o circuito informal e aqueles que assim procedem devem ser chamados a razão”, reforçou.

Neste processo o MED apenas faz a planificação das necessidades e remete ao Ministério da Indústria que tem a responsabilidade de reproduzir os materiais por intermédio das gráficas nacionais.

Os alunos do ensino primário devem receber de cinco a oito manuais, bem como beneficiar de um kit que inclui cadernos, réguas, lápis e outros meios didácticos.

O kit de livros do ensino primário (1ª à 6ª classe) está a ser vendido a dois ou três mil e 500 kwanzas, enquanto o de 12 livros para a 7ª classe (I Ciclo do ensino secundário) custa 23 mil kwanzas.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies