Migrantes aproveitam calada da noite para entrarem em território nacional

Os cidadãos estrangeiros, nomeadamente da RDC, têm aproveitado o período noturno para entrarem ilegalmente no país, dada a elevada extensão da faixa fronteiriça entre os dois países, associado a escassez de meios de controlo e protecção da fronteira.

O facto foi revelado hoje, quinta-feira, em Saurimo, pelo director provincial do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) na Lunda Sul, subcomissário João Ângelo, quando falava à Angop, a propósito da situação migratória nesta parcela do território.

Denunciou que muitos destes cidadãos estrangeiros encontram facilidades e protecção por parte dos angolanos, que arrendam as suas residências sem a observância dos princípios da vigente lei.

Apontou a exploração de diamantes e criação de seitas religiosas para extorquir valores monetários aos cidadãos fragilizados, com falsas promessas alegadamente bíblicas, como principais factores de entrada ilegal de estrangeiros.

Relactivamente às zonas de exploração de diamantes, o responsável informou que as áreas mais afectadas são a de Xá-muquelenge, Cucumbi, Muxinda e Luo.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies