O país cabe aqui.

Menongue: SIC desmantela rede mafiosa das “ordens de saque”

Uma rede de mafiosos que operava no edifício sede do Governo do Cuando Cubango, cujo “modus operandi” consistia na emissão de ordens de saque, para o pagamento de obras inacabadas e que eram usadas como lavras, foi desmantelada, em Menongue, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC).

Compulsados os documentos e a verificação feita no terreno por uma equipa do SIC, constatou-se que as obras, que resultaram na emissão de ordens de saque estimada em quatro mil milhões de kwanzas, retirados dos cofres do Estado, no período de 2012 até agora, nunca foram retomadas.

O porta-voz do SIC, inspector-chefe Anderson Domingos Luhami, disse ao Jornal de Angola que no Cuando Cubango existem muitas obras sociais abandonadas, de 2012 até agora, nas quais os infractores, de forma deliberada, continuaram a emitir ordens de saque, para supostamente continuarem com trabalhos, mas que na verdade o dinheiro era usado para fins pessoais.

Por esta prática, encontram-se já detidos o director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística (GEPE) do Governo da Província do Cuando Cubango e os seus respectivos chefes de departamento de Programação Financeira e de Estudos e Projectos, acusados de crimes de peculato, lavagem de dinheiro, associação de malfeitores e tráfico de influências, previstos e puníveis nos termos da legislação angolana.

Também estão já detidos o actual secretário-geral do Governo da Lunda-Sul, que à data dos factos exercia a função de chefe do Departamento de Administração, Gestão do Orçamento, Planificação e Informática (DAGOPIT) no Cuando Cubango, os directores dos gabinetes do governador e o da vice-governa- dora para o Sector Político, Social e Económico.

Encontram-se ainda detidos, o actual chefe do DAGOPIT do Governo do Cuando Cubango, o motorista do vice-governador para a Área Técnica e Infra-estruturas e está foragido o director de gabinete. O porta-voz do SIC salientou que o valor desviado dos cofres do Estado, no período em referência, bem como o número de pessoas implicadas neste caso, é de longe superior e espera-se que durante o andamento das investigações deste processo, que ainda se encontra na fase de instrução, venha a determinar-se novos elementos.

Fonte: JA

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies