O país cabe aqui.

Melhoria da educação é prioridade do executivo

O Executivo, perspectiva o aumento de 20 porcento no Orçamento Geral do Estado (OGE), no período 2018/2022 destinado à educação, no âmbito da melhoria da qualidade da educação e do ensino, afirmou hoje, em Luanda, vice-presidente da República, Bornito de Sousa.

Segundo o vice-presidente, que falava na sessão da manhã do Encontro Nacional de Educação que se debruçou sobre o financiamento no ensino, a intenção é alcançar as metas do acordo de Dakar, dependendo, no entanto, da efectivação das receitas durante este período.

Bornito de Sousa realçou que o sucesso do país passa fundamentalmente por uma aposta na educação e no ensino, valorizando o professor, com salário excelente, regalias, por ser o profissional que transite o conhecimento.

O OGE alocado a educação está fixado na ordem dos 32.938.221.598 kwanzas (5,4 por cento do total do OGE 2018).

Aos estados membros, a SADC orienta no sentido de o OGE para o sector da educação deve fixar-se em 20  por cento.

Durante a sua intervenção, Bornito de Sousa explicou as razões das alterações feitas nas denominações de algumas províncias no país, como forma de se colocar ordem na grafia, em obediência a Lei da Toponímia e da Lei da Codificação sobre as Localidades.

Bornito de Sousa informou que foram estabelecidas normas nas respectivas leis que, basicamente, fixam três princípios, nomeadamente sobre a grafia das localidades do tempo colonial, os procedimentos da Lei e os nomes.

“Quando se quiser escrever nomes de localidades em línguas nacionais de origem africanas devemos uniformizar o nome todo em língua nacional, não apenas mudar algumas letras, como temos verificado em alguns nomes mal escritos”, acrescentou.

O Encontro Nacional de Educação/2018, com término previsto para a próxima quinta-feira (10), tem como finalidade analisar com a sociedade civil o estado actual da educação e ensino em Angola, visando a tomada de decisões mais adequadas para se garantir uma educação inclusiva e de qualidade.

Avaliar o desempenho do sistema de educação e ensino face às proposições da política educativa e à qualidade na preparação integral do sujeito para os desafios do desenvolvimento sustentável do país, é outra das finalidades deste encontro.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies