O país cabe aqui.

Mau funcionamento da Associação de Estudantes do ISIA preocupa comunidade académica


Por: Laurika Giblin. 

Estudantes do Instituto Superior Politécnico Internacional de Angola (ISIA), se manifestaram agastados com os maus serviços prestados pela Associação de Estudantes (AE), sobre tudo pelo comportamento pouco exemplar do presidente deste órgão. 

São inúmeros os problemas levantados pelos estudantes, alguns destes, ex-membros da AE, entre estes, o não cumprimento das promessas feitas ao longo da campanha eleitoral por Helton de Nascimento, presidente da AE, que mais abaixo apresenta argumentos em sua defesa. 

Por outro lado, Helton é acusado de supostamente ter feito falsas promessas em nome do ISIA, de ter desviado dinheiro para benefícios pessoais, a falha na emissão de cartões de estudante, bem como de não estar a cumprir com zelo o seu papel enquanto presidente da AE, na defesa dos direitos dos estudantes. 

No que diz respeito a defesa dos direitos dos estudantes, é apontado por estes como um assunto ao qual a AE deveria actuar, a não entrega de bolsas de estudo internas supostamente prometidas pela instituição. 

O ex-secretário geral da AE, Baptista Costa, declarou que antes do empossamento do actual presidente, a associação sempre teve um bom funcionamento e que com o tempo foi se notando a má gerência deste órgão. 

Outro caso apontado por Baptista, é o da Miss ISIA, que não recebeu a bolsa que lhe foi prometida e os valores monetários da premiação. 

Quem também manifestou o seu descontentamento é José Manuel, membro da associação, “de uns tempos para cá a associação tem tido um mau funcionamento em relação a resolução dos problemas dos estudantes, o presidente falha quando não dá ouvidos aos membros da direcção que lhe são mais próximos”, afirmou. 

José Manuel, membro da associação

Solicitado para o esclarecimento das questões referidas acima, Helton de Nascimento, com um semblante carregado, nega todas acusações e diz ter feito um estudo de viabilidade para saber o porquê de alguns membros da Associação estarem a tentar pôr em causa o bom nome deste órgão. 

No que diz respeito aos erros que os cartões de estudante apresentam, este alega não ter estado na organização do processo de emissão dos mesmos. Helton alega ter marcado reuniões a fim de ser comprovado o suposto desvio dinheiro da Associação e segundo o mesmo, os acusadores não têm provas plausíveis. Quanto as bolsas de estudo internas, o presidente afirma que, quem entrega as bolsas é o Conselho e Administração do ISIA e que já tentou contactos com algumas empresas com a finalidade de financiar as bolsas internas, mas devido alguns problemas técnicos, financeiros e por causa de boatos às empresas decidiram desistir do financiamento das bolsas. 

Enquanto os estudantes esperam pela resolução dos problemas apontados, Helton, finalizou dizendo que não pretende abandonar o cargo, pois todos os actos que desempenha são legais e garante que os problemas estão a ser resolvidos.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies