O país cabe aqui.

Mau estado das vias de acesso dificulta campanha de vacinação na Lunda-Sul

O mau estado das vias de acesso da província da Lunda-Sul, está a dificultar vacinadores a chegar aos municípios de Cacolo e Dala, para a continuidade do processo de vacinação.

Em declarações à imprensa, o responsável apontou igualmente as fortes chuvas que se fazem sentir na província,  como um dos elementos que têm estado a dificultar a imunização de crianças residentes em algumas aldeias das comunas de Alto Chicapa, Luma Cassai, Xassengue e Cucumbi.

Apesar destes constrangimentos, Gomes Txipilica assegurou que as autoridades locais vão continuar a envidar esforços para que os vacinadores atinjam todas as aldeias da provincia, com vista o alcance dos objectivos preconizados.

Disse que actualmente, apesar de ter terminado a fase urbana, que é a primeira da campanha, algumas equipas estão a fazer trabalhos de repescagem, uma vez que no período em que decorria a referida etapa alguns pais e encarregados de educação que não estavam informados, não levaram seus filhos aos postos de vacinação.

Reconheceu que a fraca adesão na fase em referência deveu-se a débil campanha de sensibilização e mobilização, antes do arranque da actividade, associada a greve registada no sector da educação.

Lamentou o facto de ainda muitas seitas religiosas continuarem a desincentivar a população a aderir aos postos de vacinação, o que tem complicado as estratégia de actuação dos vacinadores.

Deste modo, apelou as organizações juvenis, igrejas, entre outros autores sociais, no sentido de incentivarem as crianças a aderirem a campanha que já vai na fase rural, que é a segunda.

Na primeira fase foram imunizadas 300 mil e 722 crianças, sendo 94 mil e 788 dos zero aos cinco anos de idade contra a pólio e 205 mil e 934 petizes dos nove meses aos 15 anos, contra sarampo/rubéola.

A campanha com a duração de 13 dias, conta com 92 equipas de vacinação e para o êxito da mesma estão disponíveis 420 mil doses de vacina, sendo 120 mil de Poliomielite e 300 mil de Sarampo e Rubéola, para imunizar 118 mil e 248 crianças contra a Pólio e 261 mil e 872 contra Rubéola/Sarampo.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies