O país cabe aqui.

Massificação de registo na mira do ministério da Justiça e dos Direitos Humanos


Por: Victória Pinto

Com o objectivo de mobilizar a grande campanha nacional de massificação de registo e de emissão do bilhete de identidade que decorre em todo país, o ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Francisco Queiroz, reuniu-se nesta quarta-feira, com os conservadores e notários de Luanda, no Instituto Nacional de Estudos Judiciários (INEJ), em Luanda.

De acordo com informações do Governo de Angola, a campanha de massificação perspectiva o registo de nascimento de 12 milhões de angolanos até 2022. Na ocasião também foi apresentado o novo delegado da Justiça de Luanda, Fernando Fortes.

O ministro pediu aos conservadores e notários que apostem na organização interna dos serviços, de modo a evitar o suborno e os esquemas, pautando assim pela transparência. E salientou que a organização irá propiciar o aumento da base de arrecadação de receitas para o Estado por via do Cofre Geral de Justiça e da comparticipação emolumentar, que acaba também por beneficiar os próprios funcionários.

“Temos que resolver este problema pela via da organização administrativa e de processos informáticos novos que não deixem margem para desvio e permitam eficiência nos serviços e eficácia de resultados no nosso propósito para fazer o trabalho que temos estado a fazer.”

Na sua primeira reunião desde a sua tomada de posse, Francisco Queiroz, explicou que esta grande campanha vai envolver a abertura de mais postos de registo civil, de propriedade automóvel e outros, na perspectiva de aproximar cada vez mais os serviços da população que deles tanto necessita.

Para terminar, o ministro da Justiça pediu aos conservadores e notários para apoiarem o novo delegado da Justiça no espírito de equipa, porque enfrentará muitos desafios de carácter institucional e orgânico. E explicou que não é fácil, os delegados em Luanda exercerem cabalmente as suas atribuições e responsabilidades, porque na capital estão alojados e domiciliados os poderes centrais e há a tendência de se absorver o trabalho local, tornando o responsável menos visível.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies