Malária com previsões de aumento ainda neste ano

O coordenador Nacional de Programa de Luta Contra a Malária, José Franco Martins, informou na última semana, em Luanda, que de acordo com dados comparativos do primeiro trimestre de 2017, em relação ao do corrente ano (2018), a malária no país regista um gráfico ascendente, ou seja, existe uma tendência de aumento da mesma.

O coordenador falava nesta sexta-feira à imprensa, no final da dissertação sobre a malária em Angola, na Formação de Formadores sobre a Comunicação para a Mudança de Comportamento, para agentes de saúde pública, a nível do país, promovido pelo Fundo Global, que decorre de 29 a 30 deste mês.

Sustentou que o aumento de casos registou-se em quase todas as províncias do país, e em algumas em proporção maior que as outras, sobretudo as províncias de Benguela, Huambo, Uíge, Bié e Cuanza Norte.

Sublinhou que os números tendem a subir, visto que a malária aumenta no período chuvoso, a deterioração do saneamento do meio, algumas limitações nas intervenções de controlo, algumas roturas de produtos de combate a vectores.

Enfatizou a necessidade de se estender a luta antí- vectorial para mais 10 províncias, uma vez que já foi elaborado um plano estratégico para essa extensão, sobretudo às províncias que não foram contempladas, nomeadamente Luanda e Huambo.

Quanto ao tratamento, referiu que está-se a trabalhar, sobretudo nesse período que os casos diminuem.

A malária contribui como um peso maior para alta taxa de mortalidade infantil e infanto juvenil que se regista no país e tem atacado de forma directa as mulheres e principalmente em mulheres grávidas.

A formação de formadores tem como objectivo específicos capacitar os participantes, divulgar o plano estratégico e reforçar a comunicação para a mudança de comportamento sobre a malária no país.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies