Makarenco Vence Concurso de Língua Portuguesa  

Notícias de Angola – Os estudantes Hamilton Simão e Marduché Xilo, da 11ª classe, no Instituto Médio Industrial de Luanda (Makarenco), venceram terceira edição do concurso de Língua Portuguesa.

Denominado Turma da Blue”Prova o que Sabes”, a final do evento ocorreu no último sábado (8) no cine Tivoli em Luanda. 

Por Amilton Victor

A iniciativa da responsabilidade social da empresa de refrigerantes Refriango, nesta edição, além da participação física dos concorrentes, privilegiou também a digital, onde a dupla que frequenta o curso de Informática no IMIL-Makarenco, levou a melhor, com um prémio avaliado em um milhão de kwanzas, um computador e uma bolsa de estudos interna.

Segundo Hamilton Simão, o pouco tempo de preparaçãofoi o maior obstáculo durante a prova, mas, salienta o estudante, a conquista do prémio não só justifica o empenho da dupla, como também o apoio incondicionaldos professores. 

Nesta senda, o companheiro Marduché Xilo sublinha que a conquista da prova deve-se a resiliência e a persistência da equipa.

Já o professor que orientou a dupla, Cláudio Neves, disse que as dificuldades encontradas durante o período de preparação estão ligadas ao reajuste da norma “padrão” da língua para a “usual”, o que acabada sendo, actualmente, um problema de muitos estudantes no país.

“Encontramos dificuldades porque nós organizamos as nossas questões em função daquilo que é a norma padrão da língua. Depois procuramos contrapor em função das respostas que eram elaboradas pela organização. Isso tirou-nos um bocadinho da nossa zona de conforto e trazê-los para a norma usual do português foi um bocadinho difícil, mas, nos últimos dias, conseguimos acertá-los”, rematou.

Por seu turno, Tania Jardim, administradora de Marketing da Refriango, destaca a entrega dos docentes no projecto.

“É impressionante a forma como os professores se juntam ao público para tomar nota daquilo que os seus alunos ainda não aprenderam. Portanto, eu acho que a riqueza deste projeto tem a ver com a forma como nós conseguimos mobilizar a comunidade e o corpo docente em torno dele”, disse.

Ao todo, participaram do concurso 10 escolas, das quais 5 estatais e 5 privadas, formando 12 equipas, onde duas concorreram no plataforma digital, cuja finalíssima deu-se nas instalações da Refriango.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies