Maior transparência e redução de custos operacionais entre vantagens da facturação electrónica

Com a entrada em funcionamento da Facturação electrónica as empresas poderão reduzir entre 50% a 70% dos custos administrativos relativos ao processamento de facturas ao adotarem a facturação electrónica e eliminar até cerca 90% dos erros de introdução manual de documentos, garantindo maior rigor no reporting.

Estudos internacionais mostram que a poupança média por factura processada digitalmente pode variar entre 1,5 USD e 10 USD, dependendo da complexidade dos processos internos de cada empresa.
Países que implementaram facturação electrónica registaram aumentos de 5 a 30% na conformidade fiscal e reduções significativas de risco de fraude.

A Cegid está num processo muito avançado para ter as suas soluções de software certificadas pela Administração Geral Tributária para a emissão de facturas electrónicas.

Líder europeu em soluções de gestão empresarial na cloud para profissionais das áreas financeira (tesouraria, fiscalidade e ERP), Recursos Humanos (processamento salarial e gestão de talento), Contabilidade, Retalho e Empreendedorismo, a Cegid promoveu nesta terça-feira, no Hotel Intercontinental em Luanda, uma sessão de esclarecimento dedicada ao novo regime de facturação electrónica, que entrará em vigor em Angola, de forma faseada, a partir do próximo ano.

Num momento em que as empresas angolanas atravessam a fase transitória de adaptação à entrada em vigor do regime de facturação electrónica obrigatória, a tecnológica Cegid explicou que se trata de uma grande oportunidade para as empresas reduzirem custos e garantirem processos administrativos mais rápidos e rigorosos, com menos erros, melhorando a eficiência global das suas operações.

 O envio electrónico das facturas à Autoridade Geral Tributária (AGT) contribui ainda para aumentar a segurança e a credibilidade dos dados de facturação das empresas, fomentando um clima de transparência que gera confiança para todo o mercado angolano.

Numa sessão conduzida pelo especialista em Fiscalidade angolana, Pedro Montez, Legal Watch Senior Manager da Cegid na Ibéria e África, foram evidenciadas as tecnologias mais recentes que estão à disposição das empresas para acelerar a sua actividade, sendo o reporting fiscal ao Estado uma dessas ferramentas.

O responsável destaca que “desde há uns anos a esta parte que vários países, nos diversos Continentes, estão a adoptar sistemas de facturação electrónica e Angola está também na linha da frente deste movimento de digitalização do reporting fiscal, promovendo a transparência nas transacções, a confiabilidade da informação financeira e a máxima produtividade e eficiência das empresas, algo fundamental para aumentar a competitividade empresarial”.

Depois da Lei do IVA, que veio estabelecer os requisitos formais que uma factura deve conter, o Decreto Presidencial n.º 71/2025 definiu a estrutura de dados e o modelo da facturação electrónica em Angola. Isto representa um passo muito significativo para a evolução digital das empresas. É um ponto de viragem histórico em Angola. É o momento de as empresas escolherem os sistemas de informação que lhes vão permitir reportar rapidamente ao Estado, garantindo a conformidade legal e, ao mesmo tempo, acelerar processos e aumentar a tão desejada eficiência operacional”, acrescentou o responsável.

A entrada em vigor do regime da factura electrónica irá constituir um momento de viragem no que diz respeito ao rigor da informação de gestão e à transparência dos processos.

Segundo estudos internacionais, as empresas podem reduzir entre 50% a 70% dos custos administrativos relativos ao processamento de facturas ao adotarem sistemas de facturação electrónica; e eliminar até cerca 90% dos erros de introdução manual de documentos, garantindo maior rigor no reporting.

Os referidos estudos mostram ainda que a poupança média por factura processada digitalmente pode variar entre 1,5 USD e 10 USD, dependendo da complexidade dos processos internos de cada empresa. Países que implementaram a facturação electrónica registaram aumentos de 5 a 30% na conformidade fiscal e reduções significativas de risco de fraude.

A quem se aplica a obrigatoriedade da facturação electrónica e quando entra em vigor?

As novas regras de facturação electrónica aplicam-se a todas as empresas com sede fiscal em Angola.

A entrada em vigor acontecerá de forma faseada. Desde 1 de Outubro e até 31 de Dezembro de 2025 decorre a fase transitória de adaptação. Durante este período não serão aplicadas penalidades por incumprimento de emissão de facturação electrónica. A partir de 1 de Janeiro de 2026 as novas regras de facturação electrónica obrigatória irão aplicar-se aos grandes contribuintes e empresas que emitem facturas para órgãos do Estado. A partir de 1 de Janeiro de 2027 a obrigatoriedade da facturação electrónica estende-se a todas as empresas com sede fiscal em Angola.

Soluções de software Cegid em processo de cerificação

As soluções de software de gestão Cegid encontram-se em processo avançado de cerificação pela AGT para a emissão de facturas electrónicas obrigatórias. Recorde-se que no mercado angolano a Cegid dispõe de diversas soluções de software, nomeadamente:

  • Cegid Primavera, um dos softwares mais utilizados no mercado angolano para a gestão de empresas do sector público e privado, que garante uma gestão global e integrada de empresas de vários setores, desde o sector público, passando pelas áreas da construção, indústria, logística, contabilidade, serviços, etc.
  • O Cegid PHC, destinado a empresas que pretendem gerir de forma integrada todos os seus processos de gestão administrativa e financeira;
  • O Cegid Vendus, software de facturação para empreendedores e donos de pequenos negócios que querem facturar rapidamente, em qualquer lugar, através de um computador, tablet ou mesmo telemóvel, permitindo gerir, além de todo o processo de facturas electrónicas, os stocks, compras, vendas, clientes e fornecedores de forma simples, rápida e a baixo custo.

Cegid Academy dá formação aos gestores para que se possam preparar para a facturação electrónica obrigatória

Para além do software, a Cegid está ainda a disponibilizar aos gestores angolanos formação sobre as novas regras de facturação electrónica, através de acções promovidas pela Cegid Academy, que apresenta um calendário formativo presencial e online, permitindo que todos os gestores compreendam o impacto desta alteração nas regras de facturação e adaptem facilmente as suas empresas.

«A implementação da facturação electrónica é um marco para a modernização fiscal e para a competitividade das empresas angolanas. A Cegid, com mais de 25 anos de presença no mercado angolano, está preparada para apoiar organizações de todas as dimensões nesta transição, assegurando uma adaptação eficiente, segura e alinhada com as melhores práticas internacionais, com soluções que resultam de um conhecimento muito profundo deste mercado e com serviços complementares que irão garantir total tranquilidade nesta evolução rumo a uma gestão mais digital», afirma Pedro Montez, Legal Watch Senior Manager da Cegid na Ibéria e África.

Cegid disponibiliza Inteligência Artificial para apoiar na gestão

Além de soluções que apoiam a transição para um reporting fiscal digital, a Cegid apresentou ainda um sistema de gestão inteligente, que já permite às empresas trabalhar com Inteligência Artificial para apoiar a execução de tarefas repetitivas. Os agentes inteligentes disponíveis dentro do software são capazes de executar operações repetitivas de forma autónoma, alertar para erros e incoerências na informação, antecipar cenários e prever resultados.

João Soares, Territory Manager da Cegid em Angola e Moçambique garante “a Cegid é o parceiro tecnológico que apresenta as melhores condições para apoiar as empresas angolanas nesta transição. Temos soluções de confiança, usadas pelas maiores empresas e organizações angolanas, já certificadas para a emissão de facturas electrónicas; temos soluções confiáveis, seguras e tecnologicamente evoluídas com recurso à Inteligência Artificial; temos uma academia com os melhores formadores, capazes de preparar os gestores para esta nova era de reporting fiscal digital e para a era da Inteligência Artificial; e temos uma rede de parceiros espalhados por todas as províncias, que vão ajudar as empresas a encontrar o software de gestão certo para vencer estes novos desafios. A nossa missão é apoiar cada uma das empresas angolanas a ultrapassar com sucesso os desafios diários da gestão”.

Com esta iniciativa desenvolvida exclusivamente para jornalistas, a Cegid reforça o seu compromisso em promover literacia fiscal e digital no país e em apoiar a modernização do tecido empresarial, contribuindo para um ecossistema empresarial mais transparente, eficiente e competitivo.

Sobre a Cegid

A Cegid é um líder europeu em soluções de gestão empresarial na cloud para profissionais das áreas financeira (tesouraria, fiscalidade e ERP), Recursos Humanos (processamento salarial e gestão de talento), contabilidade, retalho e empreendedorismo. Com um sólido modelo de negócio baseado na cloud, a Cegid está focada na criação de um compromisso de longo prazo com os seus clientes e apoia a transformação digital das empresas, desde as de pequena dimensão até às grandes organizações, para uma experiência superior, distinta e memorável, tanto a nível nacional como internacional. A Cegid combina uma visão pragmática do negócio, orientada para o futuro, com uma forte capacidade de inovação, o domínio de novas tecnologias como a Inteligência Artificial e um conhecimento único de toda a componente regulamentar e legal.

Num mundo que se encontra em rápida mudança, a Cegid abre um vasto leque de possibilidades, potenciando ao máximo o negócio dos seus clientes, fornecendo-lhes soluções úteis e inovadoras.

Impulsionada por uma forte ambição internacional e pelos seus 750.000 clientes, a Cegid conta agora com 5.000 colaboradores e comercializa as suas soluções em 130 países. A Cegid teve um volume de negócios de 967 M€ (a 31 de dezembro de 2024). Bruno Vaffier é o Diretor-Geral desde abril de 2025. Na região da Península Ibérica, América Latina e África, a Cegid conta com 1.900 colaboradores e 900 parceiros.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies