O país cabe aqui.

Jornalistas satisfeitos com a primeira edição do Sarau

Por: Jorge Franco Elias

Os Jornalistas de distintos orgãos de comunicação mostraram-se satisfeitos com a realização da primeira edição do Sarau do Jornalista, que teve lugar no Cefojor na última sexta-feira, 1 de Abril em Luanda, alusivo ao mês da paz.

O evento, enquadrado nos festejos dos 20 anos da paz em Angola, serviu para reflectir sobre o “Papel da comunicação social na construção e consolidação da paz”, e contou, entre outras, com as presenças do Ministro Manuel Homem e do Secretário de Estado para a Comunicação Social, Nuno Caldas.

De acordo com o Director do Centro de Formação de Jornalistas, Ikuma Bamba, que organizou o evento, o primeiro Sarau dos Jornalistas surgiu para refrescar e capacitar os Jornalistas. “Todavia, é uma soberana oportunidade de recontros e de transmissão de conhecimentos a nova geração”, disse.

O Presidente da Associação dos Comunicólogos de Angola (ACAN), André Subi, considerou como sendo “uma satisfação grande” participar em actividade do género pelo facto de, no seu entender, constituir-se numa oportunidade de aprendizagem para os jornalistas e não só. “É preciso continuar a organizar e criar ambiente do género, os frutos podem não ser agora, mas se continuarmos a insistir e persistir, obviamente que teremos bons resultados”, advogou

Entretanto o Jornalista Luís Domingos, convido a passar o seu testemunho de repórter de guerra, disse que a paz que se vive hoje não foi conquistada apenas pelos militantes que tiveram armas nas mãos, mas também pelos os Jornalistas que estiveram na linha da frente. “É um disparate dizer que essa paz foi construída somente pelos os militantes”
Por fim, parabenizou iniciativa da realização da actividade e mostrou-se aberto para em outros eventos semelhantes partilhar novamente a sua experiência com os demais profissionais da classe.

Durante o evento foram homenageados Jornalistas Nguxi dos Santos e Alves Fernandes, entre outros profissionais, pelo seu contributo na luta pelo alcance da paz efectiva no país.
4 de Abril é feriado nacional em Angola, que simboliza a data dos acordos de paz efectiva no país, assinados entre a UNITA e o governo, em 2002, depois de um longo período de guerra civil.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies