Jornalista brasileiro Muniz Sodré alerta sobre uso incorrecto das redes sociais

A má utilização das redes sociais pode colocar em risco o processo democrático liberal de um Estado, destruindo o estado de direito e os alicerces democráticos, afirmou neste domingo, em Luanda, o jornalista e sociólogo brasileiro Muniz Sodré.

O especialista brasileiro está em Angola a convite do Ministério da Comunicação Social, para três palestras sobre o actual contexto global da comunicação, no âmbito do lema “Século XXI – A Era da Comunicação”.

Muniz Sodré destaca que o maior perigo reside no facto de a midia electrónica (redes sociais) estar fora de controlo das entidades reguladoras, factor que permite a disseminação de todo tipo de informação sem regras e sem verificação da sua autenticidade.

Em declarações a jornalistas, Muniz Sodré, dá como exemplo a situação do Brasil neste período eleitoral em que a Polícia Federal foi obrigada a abrir um inquérito para averiguar o uso incorrecto de uma das redes sociais (Watshapp) em benefício do candidato Jair Bolsonaro.

O especialista adianta, a propósito, que o descontrolo da midia electrónica pode causar estragos consideráveis, tanto na vida das pessoas como dos próprios Estados.

Por ser difícil controlar o uso das redes sociais, Muniz Sodré afirma que a maior preocupação deve focar-se na separação do que é real e do que é falso.

Relativamente à regulação da midia em Angola, o especialista diz que as entidades reguladoras devem recorrer à experiência bem conseguida de outros países, para que possam comparar e, desta forma, escolher o melhor caminho que contribua para a satisfação de todos.

Muniz Sodré considera que a liberdade de expressão está ligada ao liberalismo político, reafirmando que só faz sentido a liberdade de imprensa e de expressão com a liberdade política ampla, o que significa o fortalecimento dos partidos, de representações da sociedade civil, um fortalecimento que legítima a liberdade de imprensa.

A jornada de trabalho de Muniz Sodré tem início na segunda-feira, 22, na Assembleia Nacional, onde vai participar na sessão de abertura da reunião da Plataforma das Entidades Reguladoras da Comunicação Social dos Países e Territórios de Língua Portuguesa (PER).

No mesmo dia, tem prevista uma palestra sobre “Comunicação, Liberdade e Regulação”, destinada aos participantes da reunião da PER.

Para terça-feira, o programa reserva um encontro com estudantes sobre “Redes Sociais: liberdade de expressão do ódio”e sobre “Globalização, Comunicação e Poder”, para dirigentes políticos, empresariais, associativos, religiosos, intelectuais e líderes de opinião.

NA/ANGOP

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies