Notícias de Angola- O Presidente da República, João Lourenço foi nomeado vencedor da edição de 2025 do ‘Africa Road Builders’, um prémio que celebra os líderes africanos que se empenharam no desenvolvimento das infraestruturas.
O Estadista angolano, sucedendo aos líderes
Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, e do Congo, Denis Sassou-Nguesso, co-vencedores em 2024.
Segundo o comunicado a que o Notícias de Angola teve acesso esta quinta-feira, realça que o chefe denunciar estado angolano vencedor do prémio Babacar Ndiaye receberá o seu troféu no dia 28 de maio, em Abidjan, à margem dos Encontros Anuais de 2025 do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento.
Reunidos a 25 de abril deste ano, no Dubai, o comité de seleção do prémio Road Builder Babacar Ndiaye escolheu João Lourenço, pela realização de importantes infraestruturas de transporte no país.
Trata-se do Corredor do Lobito, considerado um eixo ferroviário regional estratégico que liga a Zâmbi, Angola e a República Democrática do Congo.
Conforme o mesmo, o Fundo Africano de Desenvolvimento, a janela de empréstimos concessionais do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento, concedeu uma doação de 8,14 milhões de dólares para a realização deste projeto integrador que facilita o comércio entre os três países.
A nota do comité de avaliação explica que a construção do novo aeroporto internacional Dr. Agostinho Neto, inaugurado em novembro de 2023, a pavimentação de 2.000 quilómetros de estradas, a reabilitação de mais de 2.000 quilómetros adicionais e o projeto de construção de um metro ligeiro em Luanda foram os trunfos que motivaram a escolha.
“Notámos que Angola empreendeu nos últimos anos uma grande transformação das suas infraestruturas de transportes com o objetivo de reforçar a sua posição estratégica na África Austral e Central e diversificar a sua economia. Todos estes projetos e realizações têm como impacto imediato a criação de vários serviços, nomeadamente com a utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação”, lê-se no documento do comité de seleção dos Africa Road Builders.
Patrocinado pelo Grupo Banco Africano de Desenvolvimento, o troféu Babacar Ndiaye dos ‘Africa Road Builders’ (construtores de estradas em África) é atribuído pela Acturoutes, uma plataforma de informação sobre infraestruturas e redes rodoviárias em África, e pela organização Médias pour les infrastructures et la finance en Afrique (MIFA), uma rede de jornalistas africanos especializados em infraestruturas rodoviárias.
O prémio foi criado em homenagem a Babacar Ndiaye (1936-2017), presidente do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento de 1985 a 1995.
Todos os anos, o comité de seleção dos construtores de Estradas Africanos avalia projetos ambiciosos e concretos com impacto real na mobilidade das populações em África.
Desde o seu lançamento em 2016, o troféu Babacar Ndiaye premiou os seguintes chefes de Estado: Rei Mohamed VI (Marrocos), Edgar Lungu (Zâmbia), Alassane Ouattara (Costa do Marfim), Ali Bongo Ondimba (Gabão), Macky Sall (Senegal) e Paul Kagamé (Ruanda), co-laureados em 2017, Uhuru Kenyatta (Quénia), Adama Barrow (Gâmbia), Abdel Fattah Al-Sissi (Egipto), Muhammadu Buhari (Nigéria), Samia Suluhu Hassan (Tanzânia), Andry Rajoelina (Madagáscar), Teodoro Obiang Nguema Mbasogo (Guiné Equatorial) e Denis Sassou-Nguesso (Congo), co-laureados em 2024.
Comentários estão encerrados.