O país cabe aqui.

João Lourenço falava da Importância do Tribunal Constitucional

Presidente da República Angola João Lourenço, levantou na última quinta-feira (22) o papel do tribunal Constitucional bem como o guardião da Constituição nas democracias.

João Lourenço falava na cerimónia de tomada de posse de Manuel Miguel da Costa Aragão no cargo de juiz conselheiro presidente do Tribunal Constitucional e de três outros juízes do mesmo tribunal.

O Chefe de Estado lembrou que a par do papel de interpretar e fazer cumprir a Constituição, tem ainda a responsabilidade decisiva de validação de eleições, que passaram a ter lugar em cada cinco anos no país.

Adianta que há obrigação de escolher com “bastante responsabilidade” os juízes que compõem o Tribunal Constitucional, com destaque para o seu Presidente, esperando que correspondam com o nível de exigência da sociedade.

O presidente do Tribunal Constitucional disse que a sua prioridade vai incidir na fiscalização quer preventiva como  sucessiva, e quando se justificar “abstracta e concreta”.

Promete promover o diálogo na busca de consensos tendo em conta a delicadeza das matérias a que o Tribunal é chamado a decidir.

Garantiu abertura e justeza na resolução de contenciosos envolvendo partidos políticos, particularmente, no quadro de realização de eleições gerais.

Na cerimónia foram igualmente empossadas Guilhermina Contreiras da Costa Prata como vice-presidente do Tribunal Constitucional e Júlia de Fátima Leite Ferreira, também juíza conselheira do mesmo Tribunal.

Redação NN

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies