O país cabe aqui.

João Ferreira, retratista da baixa de Luanda

Por: Suanny Hossi

Começou a profissão como pintor, desde criança, emigrou para Europa, Portugal na cidade de Lisboa, onde fez a formação de um ano como retratista.

Retrato do artista angolano, João Ferreira

O artísta transforma fotografias em obras de arte nas ruas de Luanda, com foco a baixa da mesma cidade.

João explicou ao Notícias de Angola que trabalhou algum tempo em Lisboa, em portugal, na rua Agusta onde passava os seus dias de segunda à sexta.

Em Angola, trabalha na baixa de Lunda há seis anos, onde consegue ganhar a vida e sustentar a família.

Quanto a facturação, Ferreira diz que depende dos dias. não tem um valor exato, o preço varia de acordo com a dimensão do quadro. Para os de menor dimensão, ele cobra entre nove e dez mil kwanzas por retrato.

Um rosto a ser executado pelo artísta

Por outro lado o retratista fez saber, para os seus trabalhos tem como instrumentos principal, o lápis de carvão que utiliza sobre papel. Mas com o tempo se haver algum espaço irei precisar de muita coisa como tinta de oléo, papeis, muita coisa mesmo, o pequeno espaço lhe permite pintar em media dois á três retratos por dia” ressalta o artísta.

Pintou várias figuras nacionais e internacionais como apresentadora Lukenya Gomes, e as cantoras Pérola e Yola Semedo, Machael Jackson, a Jornalista portuguesa Catarina furtado, e Luís Filipe Vieira presidente do Benfica de Lísboa.

Com mais ou menos 36 obras pintadas, muitas delas em Portugal, onde houve facilidade, na aquisição de material e tempo para trabalhar. Já em Angola, tem sido difíl trabalhar.

O artista encontra-se na rua, num espaço apertado, onde passa o seu tempo a fazer alguns retratos de segunda á sexta-feira na baixa de Luanda, de fronte a pastelaria mensagem.

Quanto ao seu maior sonho, João Ferreira expressou “ Eu tenho muitos sonhos, tenho uma visão muito larga, o meu sonho do dia-a-dia é o sonho de muitos angolanos, de terem um atelier onde eu possam trabalhar mesmo com chuva e possa ensinar as pessoas que estão sempre a pedir para lhes dar formação, este é o meu sonho”risos.

Ao concluir a nossa matéria João Ferreira, que vulgarmente é conhecido como retratista da baixa de Luanda, deixa uma mensagem dizendo o seguinte “A mensagem que eu deixo é muito importante por exemplo todos os dias a gente que me pede aqui para ensinar, dizer aquela gente, têm de aguardar até eu ter um espaco para puder ensinar, o meu contacto para trabalhos é o 935694750 ”

João Ferreira é natural da Província do Uije, fez a formação de um ano como retratista em Lísboa.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies