O país cabe aqui.

JLO entrega bandeira à delegação Olímpica angolana

Por: Angop

O estadista angolano, João Lourenço, procedeu, neste domingo, à entrega da Bandeira da República à delegação do país aos Jogos Olímpicos e Paralimpicos de Tóquio, Japão, exortando os seus integrantes a honrarem a Nação, independentemente do número de medalhas.

João Lourenço intervinha na cerimónia de entrega da Bandeira da República e de despedida à comitiva angolana aos Jogos Olímpicos, a decorrer de 24 deste mês a 8 de Agosto, e Paralimpicos, de 24 de Agosto a 8 de Setembro, ambas competições em Tóquio.

O Presidente da República considerou meritório e um sonho de qualquer atleta representar o país em ambos eventos, lutando para a conquista das medalhas em disputa.

Disse saber que entregou a Bandeira em boas mãos e a “jovens que tudo farão no sentido de honrar o bom nome de Angola, (…) não importando quantas medalhas tragam para o país”.

A ministra da Juventude e Desporto, Ana Paula do Sacramento Neto, declarou que as delegações participarão com o sentido de bem fazer e bem representar.

O presidente do Comité Olímpico Angolano (COA), Gustavo da Conceição, afirmou que Angola está preparada para ter uma participação à altura, tanto com a equipa olímpica como com a paraolímpica.

Gustavo da Conceição adiantou que a equipa olímpica angolana é composta por 39 atletas de cinco modalidades, três das quais qualificadas por mérito e por terem cumprido com os jogos de qualificação, nomeadamente, o andebol, a vela e o judo.

As outras duas, justificou, o atletismo e a natação, de acordo com as normas do Comité Olímpico Internacional (COI), são abertas à participação de todos os países do mundo.

O presidente do Comité Olímpico Angolano informou que dos 39 integrantes da delegação 23 são mulheres e 16 homens. “Tudo faremos para dignificar o desporto nacional e mostrar ao mundo o potencial da juventude desportiva angolana”.

Referiu que nos Jogos Paraolímpicos, a decorrer de 24 de Agosto a 8 de Setembro, Angola vai participar com dois atletas classificados por mérito, em atletismo. Desses atletas, uma tem deficiência visual e outro motora.

A porta-bandeira de Angola, Natália Bernardo, agradeceu o reconhecimento e considerou grande a responsabilidade que recebeu da irmã, que desempenhou o mesmo papel nas olimpíadas anteriores.

Natália Bernardo disse que a comitiva angolana parte para Tóquio com a expectativa de melhorar as marcas nacionais.
A judoca Neide Diassoma considerou um sonho e privilégio para qualquer atleta fazer parte da comitiva.

Testemunharam a entrega da Bandeira da República, entre outras entidades, ministros de Estado, ministros, secretários do Presidente da República, bem como a recém-nomeada governadora provincial de Luanda, Ana Paula de Carvalho.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies