Irão testa satélite para avaliar tecnologias

O Irão realizou nesta segunda-feira, um teste suborbital do seu satélite Qased para avaliar as novas tecnologias em desenvolvimento no programa espacial do país, segundo a agência de notícias Tasnim.

“Os resultados deste teste serão utilizados para melhorar o desempenho dos satélites iranianos e dos seus sistemas espaciais de forma mais vasta”, adiantou a Tasnim, afiliada da Guarda Revolucionária iraniana.

De acordo com a mesma fonte, o lançamento foi concebido para avaliar as capacidades emergentes do setor aeroespacial iraniano, cujo programa teve início em 2009, quando o Irão colocou em órbita o seu primeiro satélite, denominado Omid (Esperança).

Em 2017, o Irão inaugurou o Centro Espacial Nacional Imam Khomeini e lançou um foguetão espacial transportando o satélite Simorgh.  

Três anos depois, colocou em órbita o seu primeiro satélite militar, após várias tentativas falhadas.  

Estes tipos de testes conduzidos pelo Irão já tinham levantado preocupações no ocidente devido à potencial utilização dupla do veículo de lançamento, capaz de transportar satélites ou, potencialmente, cargas balísticas.

O lançamento do satélite Soraya pelo Irão em janeiro de 2024, a bordo do foguetão Qaem 100, foi condenado pelos países europeus do E3 — França, Alemanha e Reino Unido — que denunciaram que estes lançamentos permitem a Teerão testar tecnologias que poderiam impulsionar o seu programa de mísseis balísticos.

O governo iraniano, no entanto, insiste que as suas atividades espaciais são exclusivamente pacíficas.  

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies