As trocas Cambiais entre Angola e a Ucrânia atingiram, os 15 milhões de euros em 2016, um valor foi considerado baixo atendendo as potencialidades económicas dos dois países.
“O intercâmbio comercial entre os dois países ainda é muito baixo. Entretanto, agora abre-se uma nova página de desenvolvimento não só do ponto de vista político, mas também comercial e temos de aproveitar todas as oportunidades”, confirmou hoje o secretário de Estado da Agricultura, Carlos Alberto Jaime, no final do encontro que manteve com a vice-ministra dos assuntos de integração europeia do ministério da política agrária e de alimentação da Ucrânia,Olga Trofímtseva.
Entre os dois países existem alguns acordos no domínio da agricultura no domínio da formação técnico profissional e da cooperação do Instituto de Serviços de Veterinária de Angola com a sua congénere ucraniana.
O Ministério da Agricultura de Angola pretende estabelecer uma cooperação mais forte com a Ucrânia no domínio da comercialização de medicamentos de uso veterinários, assim como a possibilidade de se criar uma câmara de comércio e indústria entre os dois países.
O sector agrícola angolano pretende trabalhar para que em breve os empresários angolanos possam exportação para o mercado ucraniano. Esta exportação poderá não só cingir-se à cultura do café, mas também a madeira e produtos agrícolas de elevado valor.
“Poderão ser exportados dois produtos para que a balança comercial entre os dois países seja mais equilibrada. Vai se trabalhar também na importação de alguns produtos ucranianos (produtos acabados como frangos, alguns cereais e a mão de obra ). É importante que alguns projectos no domínio da agricultura possam ser desenvolvidos em Angola com recurso a financiamento ucraniano em parceria com as empresas angolana”, disse Carlos Alberto Jaime .
Redacção NN
Comentários estão encerrados.