O país cabe aqui.

Huawei e MESCTI lançam bolsa “Angola National ICT Star”

A Huawei reforçou recentemente, em Luanda, no Fórum Nacional Ecológico dos Talentos de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), a sua vocação para desenvolver talentos no sector tecnológico em Angola, com o lançamento da bolsa “Angola National ICT Star”.

Dedicado a estudantes, professores e instituições académicos, o projecto é uma parceria entre a multinacional de telecomunicações e o Ministério de Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI).

A Huawei e o MESCTI lançaram hoje a bolsa “Angola National ICT Star”, durante o Fórum Nacional Ecológico dos Talentos. O programa de formação intensiva em TICs dirige-se a estudantes de graduação, mestrado e doutorado com excelente desempenho académico. Professores universitários destacados e instituições académicas de relevo no panorama educativo nacional serão também contempladas. Os beneficiários da bolsa terão a oportunidade de estudar e pesquisar no campo das TIC.

Durante o evento, Chuxiaoxin (Edric Chu), CEO da Huawei Angola, expressou que esta oportunidade para o talento angolano em TICs pretende garantir e acelerar o desenvolvimento digital de Angola, formando os técnicos que faltam ao país.

“Esperamos que, através dos esforços conjuntos com os parceiros da indústria, possamos investir e desenvolver a educação e expandir um caminho do desenvolvimento inclusivo cada vez mais amplo, e assim preencher tanto quanto possível a lacuna que existe”, afirmou.

Também a titular do MESCTI, Maria Rosário Bragança, reconheceu a urgência em acelerar a capacitação de jovens em novas tecnologias. “Ressaltou a importância da qualificação de quadros técnicos e superiores no domínio das TICs, estando cientes que é fundamental apostar no desenvolvimento sustentado e sustentável de competências técnicas e pessoais dos nossos jovens, para assegurarem o nosso futuro tecnológico, num contexto global onde só irão sobreviver as sociedades capazes de acompanhar a transformação digital.” “Para esta missão”, disse, “contamos com a parceria da Huawei que, sendo uma das empresas líderes do mercado mundial na área das TICs, tem dado o seu contributo por meio dos seus programas de formação com o objectivo de capacitar jovens talentos.”

Desde 2002 em Angola, a Huawei assumiu há cinco anos a missão de formar quadros angolanos em TICs. Desde essa data, relembrou o CEO Chuxiaoxin (Edric Chu), a empresa “tem vindo a implementar o Programa da ‘Academia TIC’, trabalhando com parceiros universitários locais para cultivar talentos TIC e seleccionando os melhores estudantes através do Programa ‘Sementes do Futuro’, o que proporciona a milhares de jovens de toda a Angola o acesso à tecnologia digital de vanguarda e ao intercâmbio transcultural.”

No âmbito deste programa, a Huawei iniciou a cooperação com 16 universidades angolanas, às quais forneceu programas de formação de professores e cursos-online. Construiu um laboratório e capacitou mil estudantes, certificando 600 talentos. O Fórum Nacional Ecológico dos Talentos de TIC, que ocorreu ontem em Luanda, foi resultado desta estratégia, definida no final de 2021 na iniciativa “Nove Programas” do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC), que contou com o apoio da Embaixada da China em Angola.

Tanto o MESCTI como a Huawei reconheceram durante o encontro que a aceleração digital de Angola é ainda mais urgente no contexto da pandemia que, notou o CEO Chuxiaoxin (Edric Chu), “acelerou o processo de transformação digital global e fez com que o desenvolvimento de uma economia digital se tornasse um consenso entre os governos na era pós-epidémica”. “O grau de desenvolvimento da economia digital, comentou o responsável da Huawei em Angola, “depende do desenvolvimento das infra-estruturas nacionais de TIC”, sector em que os países africanos “estão relativamente atrasados em termos de conectividade de banda larga e cobertura de rede”.

Por este motivo, Chuxiaoxin (Edric Chu) referiu que, com a actividade em Angola, a empresa “espera fornecer conectividade ao maior número de pessoas possível, promover um desenvolvimento inclusivo da sociedade angolana, e também um melhor acesso aos recursos educativos para todos, através da força da tecnologia.” Algumas metas já foram alcançadas, garantiu. “Com a sua filosofia de ‘em Angola, para Angola’, a Huawei Angola prestou serviços básicos de comunicações a mais de 30 milhões de angolanos. Em 2021, ajudámos os parceiros locais a lançar os serviços financeiros móveis. Em algumas áreas remotas de Angola, graças a uma fibra óptica e uma estação base, as pessoas ligaram-se ao mundo exterior, obtendo mais informações e mais oportunidades”.

“Quando a era digital chegar”, concluiu Chuxiaoxin (Edric Chu), “ninguém ficará para trás e para tal contribuirá a formação dos talentos de TIC em Angola”.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies