O país cabe aqui.

Guiné-Bissau e Brasil assinam acordos de cooperação em vários domínios

Por: Redacção

A Guiné-Bissau e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) rubricaram, recentemente, vários acordos de cooperação nos domínios da Saúde, Educação e Formação Profissional, Agro-indústria, Justiça, Diplomacia e Formação das Forças de Defesa e Segurança.

Segundo o comuncado que o Notícias de Angola teve acesso hoje, os acordos foram assinados pela ministra de Estado, dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades guineense, Suzi Barbosa, durante a recente visita do Chefe de Estado da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, ao Brasil.

Na sua página oficial de Facebook, Suzi Barbosa enalteceu os protocolos, considerando “mais um passo” na concretização da missão de “afirmar o potencial da Guiné-Bissau”.

Entre as principais linhas de trabalho do acordo na área da Saúde está a doação de oito máquinas de hemodiálise a Guiné-Bissau, o reforço dos projectos de combate aos HIV/AIDS e apoio a especialização dos médicos guineenses.

Na área da educação e formação profissional, prevê-se, entre outras acções, a participação de profissionais guineenses no Curso Internacional de Capacitação de Gestores de Unidades de Formação Profissional dos PALOP.

No sector da justiça, o pacto aposta na capacitação dos magistrados do Ministério Público.
Na agro-indústria, o acordo estabelece a reestruturação do Centro de Processamento do Caju e a capacitação de agentes guineenses na indústria de transformação de produtos e na gestão e monitoramento de recursos hídricos.

Na esfera diplomática, devido ao contexto pandémico, o Instituto Rio Branco – que já formou 20 diplomatas guineenses – vai implementar a Academia Diplomática da Guiné Bissau online, promovendo cursos de curta duração, à distância, online, a diplomatas guineenses.

No domínio da Defesa e da Segurança, a cooperação abrange a profissionalização e fortalecimento das instituições militares guineenses, contribuindo assim para reforçar a estabilidade governativa e, consequentemente, para o desenvolvimento socioeconómico do país.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies