O país cabe aqui.

Governo investe vinte mil milhões de dólares para alavanca economia nacional

O Governo angolano, deverá investir cerca de vinte mil milhões de dólares anuais em vários sectores, para alavancar e tornar competitiva a economia nacional, anunciou nesta segunda-feira (7), em Luanda, o ministro da Economia e do Desenvolvimento do Território, Pedro Luís da Fonseca.

Ao falar no final da 4ª reunião da Comissão Económica do Conselho de Ministros, Pedro da Fonseca disse que o Estado vair procurar reforçar as suas actividades de coordenação e regulação do sector económico, com destaque para a potenciação do sector privado, por promover o crescimento económico e criar empregos.

Disse que a par da melhoria do ambiente de negócios, já foram identificados um conjunto de condições para o suporte da actividade privada, como o fornecimento de energia, água e comunicações.

Falou da necessidade de mobilização de parcerias empresariais externas portadora de know-how e tecnologia para que a economia angolana seja competitiva e passível de rivalizar com as de outros países.

Informou que foram também aprovadas medidas que visam desburocratizar e desonerar o processo de importação e exportações de bens e serviços essenciais ao país e reduzir os custos inerentes ao processo.

Na reunião, orientada pelo Presidente da República, João Lourenço, foi recomendada a institucionalização do “desalfandegamento prévio”, para acelerar a retirada de mercadorias antes de chegarem ao país, bem como o “desalfandegamento incompleto”, que permitirá a saída de bens importados, com a condição de completar a documentação no prazo de um mês.

Foi igualmente recomendada a revisão do estatuto da câmara do despachante oficial, com a introdução a figura do “caixeiro-viajante” e dos custos da actividade no sentido de se tornar mais célere o processo de exportação e importação.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies