Notícias de Angola – A Empresa Interbancária de Serviços “EMIS” lançou esta Quinta-feira (24), em Luanda, um novo serviço de transferência instantânea de dinheiro, denominado “KWiK”.
Por Amilton Victor
O acto de lançamento ocorreu na manhã de hoje, na Quadragésima edição da Feira Internacional de Angola “FILDA”, que decorre desde esta Terça-feira, na Zona Económica Especial Luanda-Bengo.
Trata-se de uma plataforma de pagamento que permite enviar e receber dinheiro de forma instantânea, a qualquer hora do dia e em qualquer lugar.
Para usar a plataforma, basta ter um smartphone ou um simples telemóvel de teclas e uma conta em qualquer banco ou carteira móvel.
No entanto, para o processo de transferência, o utente deve fornecer os dados, como o número do telemóvel, e-mail, alcunha ou ainda o Número Internacional de Conta Bancária (IBAN).
Em declarações a imprensa, Duano Silva, Presidente do Concelho Executivo da EMIS, disse que o próximo passo é a dinamização e expansão dos serviços da plataforma junto dos cidadãos.
“O propósito para nós é que consigamos oferecer às pessoas a capacidade de fazer não só pagamentos usando essa forma eletrônica, mas também usar o circuito de poupança, de cuidar da saúde e do seu dinheiro de forma correta, segura”.
O responsável avançou ainda que a medida visa contribuir para inclusão e literacia financeiras das pessoas, ainda que operem no sector informal.
Duano Silva acrescentou que o sistema geral de transações conta, actualmente, com 7 milhões de contas registadas, com uma média de 90 mil transações por dia, cifra que se pretende aumentar, se as pessoas tiverem acesso a esta nova plataforma.
Para além do serviço KWiK, a EMIS levou para esta edição da maior montra de negócios de Angola, os serviços da Rede MULTICAIXA, com o destaque para o
MULTICAIXA Express, o serviço Cidadão Digital, vocacionado para a capacitação dos cidadãos sobre o mundo digital e dos pagamentos.
Portanto, a par das soluções expostas na feira, a EMIS conta com funções e atribuições relacionadas com operação e gestão dos sistemas de pagamentos
electrónicos em Angola, incluindo os Terminais de Pagamento Automático (TPA), caixas automáticas (ATM), transferências interbancárias e soluções digitais.
Comentários estão encerrados.