Festival de kizomba em Miami acolhe mais de mil amadores do estilo
Notícias de Angola – A décima edição do Festival de Kizomba intitulado “Miami Beach Kizomba Festival”, acolheu mil e quinhentos amadores dos estilos músicais Kizomba, Zouk, Koladera, Kuduro, e AfroHouse de todos os cantos do mundo.
Considerado um dos três maiores festivais do género na Diáspora Africana nos Estados Unidos América.
Em declarações ao Notícias de Angola o porta-voz do Festival Gueldas Monteiro, disse que a massificação da Kizomba na Diáspora tem sido consistentemente boa devido ao elevado número de Africanos, Haitianos, e Brasileiros, e Latino-Americanos.
Conforme o mesmo explicou que há quatro anos, o estado da Flórida, cidade de Miami, foi considerado o berço do Weekendar “Noite da Dipanda” que agora envolve para o grande festival da Cultura Angolana “BALUMUKA FEST”.
Referiu que apesar de começar a ser realizado na cidade de Houston no estado de Texas durante o primeiro fim de semana de Novembro, e dando assim início às festividades das celebrações do aniversário da independência de Angola.
Actualmente disse existirem várias dificuldades em levar talentos de Kizomba de Angola e de Cabo Verde, mas estas dificuldades estão a ser eliminadas paulatinamente.
Com objectivo de unir à Comunidade dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP)na Diáspora, e a união e propagação da cultura PALOP no mundo.
Liderado pelos fundadores do evento Chaliana, Guelas, and Dany.
O Miami Beach Kizomba Festival tem tido o suporte de aproximadamente trinta (30) voluntários que exercem várias funções logísticas, administrativas, e technicas.
Já o BALUMUKA FEST mostra índices de dar continuidade ao que o MBKF tem sido nos últimos dez (10) anos para os amadores de Kizomba e para a comunidade de Lusófona na Diáspora.
Comentários estão encerrados.