Falta de chuva devasta pastos na província da Huíla
A falta de chuva na província da Huíla, levou mais de 50 cabeças de Gado, morressem em várias localidades nas duas últimas semanas, por falta de água e de alimentação, informou a RNA.
A seca que tem assolado a província da Huíla, tem levado a que os agricultores, camponeses e criadores de Gado, tenham grandes prejuízos, prova disto é a morte das mais de 50 cabeças de gado nas localidades do Dondo,Mali, Muiela e Tchiehi no município do Kipungo, na província da Huíla, esta situação é considerada grave e os criadores de Gado já pensam numa transumância, a procura de melhores pastos.
As autoridades tradicionais e os criadores, temem por dias piores, e apontam a falta de água e a fome como factores causadores da devastação dos pastos, afirmam que já podem ter morrido mais de 50 cabeças de Gado, facto considerado preocupante e ameaçador para a população que é aconselhada a não consumir a carne destes animais, uma vez que encontra-se num estado de sub-nutrição muito acentuado.
No município de Quilengues, para além da falta do líquido precioso para os animais, vai faltando também para o consumo humano, motivando a movimentação de aldeias completas a procura de água, declarou o administrador do mesmo município, Armando Vieira. “A falta de chuva neste município, também tem levado a que o Gado não aguente a situação e morra, registam-se poucas chuvas no município e só existem no mesmo rios intermitentes ajuizantes com muita areia e que acumulam pouca água”conclui.
Comentários estão encerrados.