O país cabe aqui.

Facebook mobiliza plataformas de mensagens como forma de enfrentar o coronavírus

O Facebook está a incentivar as autoridades e os engenheiros informáticos a utilizarem o Messenger para combater a pandemia do novo coronavírus, depois que suas plataformas adquiriram um papel essencial na comunicação durante a crise na saúde.

“Estamos lançando uma associação com vários desenvolvedores para proporcionar serviços gratuitos às organizações de atenção médica para lhes ajudar a usar o Messenger em grande escala como resposta à crise da Covid-19”, disse o Facebook em comunicado divulgado nesta segunda-feira (23, pela France Press.

As redes sociais enfrentam uma onda de desinformação ligada à crise na saúde, com a disseminação de rumores sem fundamento e conselhos falsos que chegam a ser perigosos, enquanto 1,7 bilhão de pessoas em todo o mundo estão confinadas em suas casas e muitas delas mantêm contato através das redes sociais.

O Facebook também lançou um “hackathon” nesta segunda-feira, convidando voluntários para projetar soluções usando as ferramentas do Messenger.

Os codificadores podem, por exemplo, ajudar as instituições de saúde a automatizar respostas a perguntas comuns, fazendo com que suas equipes possam se concentrar em tarefas mais difíceis.

O Unicef já está usando o Messenger para divulgar informações sobre a Covid-19, segundo o Facebook.

A rede social multiplicou as medidas para que suas diferentes plataformas não contribuam, indiretamente, para alimentar a incerteza e o pânico.

Em relação ao aplicativo WhatsApp, pertencente ao Facebook, é apontado como permissivo em relação ao compartilhamento de mensagens contraprodutivas.

“Peço a todos que parem de compartilhar notícias não verificadas em grupos do WhatsApp”, escreveu o primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, em seu Twitter na última semana.

“Essas mensagens assustam as pessoas. Elas as perturbam e podem causar danos reais. Use fontes confiáveis e oficiais para sua informação”.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies