O país cabe aqui.

Expulsão de diplomatas Russos abre clima de tensão na política mundial

A Austrália, também anunciou nesta terça-feira (27), a expulsão de dois diplomatas russos, no âmbito da resposta coordenada dos países ocidentais, ao envenenamento de um ex-espião russo no Reino Unido, que Londres atribui à Rússia, noticiou a AFP.

O primeiro-ministro australiano, Malcolm Turnbull, declarou que os dois diplomatas russos eram “agentes de Inteligência não declarados” e que tinham sete dias para abandonar a Austrália. “Essa decisão reflecte a natureza estremecedora do ataque, a primeira utilização ofensiva de armas químicas na Europa desde a Segunda Guerra Mundial, com uma substância letal em uma zona habitada, colocando em perigo um número desconhecido de pessoas”, afirmou o primeiro-ministro.

Turnbull explicou que a decisão do governo se devia à informação fornecida por Londres, segundo a qual a substância utilizada no envenenamento de 4 de Março em Salisbury (sul da Inglaterra) de Serguei Skripal e de sua filha, Yulia, era um agente neuro tóxico de um tipo desenvolvido na Rússia.

Segundo Turnbull, este envenenamento faz parte de “um esquema de comportamento perigoso e deliberado do Estado russo que constitui uma ameaça crescente para a segurança internacional”.

“Um ataque assim não pode ser tolerado por nenhuma nação soberana”, acrescentou o primeiro-ministro. “Apoiamos com força o chamado lançado pela Rússia para que revele a amplitude de seu programa de armas químicas conforme o direito internacional”.

A Rússia nega toda a responsabilidade no caso Skripal e denuncia uma “campanha contra a Rússia” e uma “provocação” por parte da Grã-Bretanha e de seus aliados. Moscovo assegura ter destruído há anos todos os seus programas de armas químicas com a participação da Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq).

Mais de 20 países anunciaram a partir desta segunda-feira a expulsão de mais de 110 diplomatas russos, 60 deles nos Estados Unidos.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies