O país cabe aqui.

Executivo contraria a informação sobre a falta de assistência a estudantes angolanos na China

Por: Victória Pinto

O Governo de Angola  contraria a informção sobre a falta de assistência e apoio logístico aos angolanos residentes na China, particularmente, na cidade de Wuhan, principal foco do surto coronavírus.

De acordo com o comunicado final da sessão do Conselho de Ministros realizada esta quarta-feira, 29, em Luanda, o Governo de Angola afirma que está a trabalhar com as autoridades chinesas e que foram constituídos pontos focais que assegurem a ligação permanente entre os membros da comunidade angolana, a representação consular de Angola e as autoridades chinesas.

O mesmo comunicado informa que foi criada uma comissão multissectorial integrada pelos órgãos de defesa e segurança e os ministérios das Relações Exteriores e do Comércio, a qual fazem igualmente parte os ministérios da Comunicação Social e dos Transportes, bem como o Governo Provincial de Luanda.

Para o reforço das medidas de vigilância epidemiológica no País, o Conselho de Ministros recomendou o rastreio nos principais pontos de entrada internacionais do país, através do controlo da temperatura, sobretudo, em caso de tosse e espirros.

Orientou a instalação de dispositivos para lavagem das mãos, disponibilização prévia de equipamentos de protecção individual, intensificação da vigilância contra a gripe, o reforço dos sistemas de alerta precoce, vigilância comunitária e a cadeia logística.

No final da sessão, o Ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, informou que estão na China cerca de 300 estudantes, 50 dos quais em Wuhan. De acordo com a nossa fonte na China, que encontra-se nesta altura em Wuhan, existem mais de 50 estudantes angolanos e outras cidades com cerca de 100 estudantes cada uma.

O chefe da diplomacia angolana colocou de parte a evacuação de angolanos, uma vez que as autoridades chinesas desencorajam deslocações antes do fim da período de quarentena que deve se estender até um ou cinco de Fevereiro, salvo se o país assumir os risco de propagação da doença fora do território chinês.


O ministro das Relações Exteriores exortou à calma aos familiares de angolanos na China e reafirmou a assistência para salvaguardar a integridade física dos cidadãos nacionais.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies