O país cabe aqui.

Executivo apresenta ao público projecto “Simplifica 1.0”

Fonte: ANGOP

O Executivo angolano apresentou, hoje, em Luanda, o projecto de Simplificação de Actos e Procedimentos da Administração Pública (Simplifica 1.0), que visa a modernização e boas práticas na Administração Central e Local do Estado.

Durante o acto, o secretário do Presidente da República para a Reforma do Estado, Pedro Fiete, frisou que o projecto “Simplifica” vai permitir a reformulação dos actos e procedimentos na Administração Pública, Central e Local, com foco na prossecução do interesse público e na facilitação da vida dos cidadãos e das empresas.

Avançou que o principal desafio do projecto passa por responder adequadamente o nível de exigência dos cidadãos por um serviço público de qualidade e remover os aspectos que ainda tornam a Administração Pública excessivamente burocrática, redundante e pouco eficaz.

Sublinhou que o programa apresenta vantagens que vão ajudar a desburocratizar os serviços públicos, tais como para a obtenção do livrete e o titulo de propriedade automóvel, que passam a ser doravante unificados.

“A título de exemplo, podemos apontar a unificação do livrete e o título de propriedade automóvel, que passa a ser o Certificado Único de Identificação do Automóvel, e alargamos o tempo de validade do passaporte diplomático de três para cinco anos, assim como eliminamos a exigência da declaração policial em caso de extravio”, explicou.

Por seu turno, o secretário de Estado para as Autarquias Locais, Márcio Daniel, mostrou-se satisfeito pela implementação do projecto, adiantando ser uma oportunidade para que as administrações municipais e locais sejam o principal centro de prestação de serviço público por excelência.

“Estamos crentes que o trabalho começa agora e as instituições públicas vão responder os desafios que são lançados a partir deste programa”, acrescentou.

Por dentro

O projecto “Simplifica 1.0” visa simplificar 32 actos e procedimentos administrativos com elevado impacto na vida do cidadão, entre os quais o processo de aquisição do Bilhete de Identidade, Carta de Condução, Passaporte e licenças.

A medida resulta da aprovação do Projecto de Simplificação de Actos e Procedimentos da Administração Pública, pela Comissão Interministerial para a Reforma do Estado, orientada pelo Presidente da República, João Lourenço.

Em 32 actos que exigiam 291 requisitos, foram eliminados 121, unificados 13 documentos sobre matérias idênticas e transversais; alargados os prazos de validade a 10 documentos e licenças e integrados em entidade única 20 procedimentos antes realizados por serviços diferentes.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies