Ex-Presidente Kabila da RDC condenado a Pena de morte esta terça-feira

Notícias de Angola – O ex-Presidente da República Democrática do Congo, Joseph Kabila, foi condenado a pena de morte, depois de provado como sendo culpado dos crimes de guerra, de que vinha sendo acusado.

A notícia foi avançada pouco depois das 18 horas desta terça-feira, 30 de Setembro, pela Rádio France Internationalle (RFI), que assegura que a sentença foi lida depois de provados em tribunal o envolvimento do antigo estadista. Outros órgãos de imprensa internacional estão também a avançar a notícia, como é o caso da BBC, que recorda que Kabila, de 54 anos de idade, e liderou o país por 18, depois de suceseder ao pai, morto em 2001.

A condenação, de acordo com aquele órgão ocidental, ocorreu na última sexta-feira, por um tribunal militar, por crimes de guerra, incluindo assassinato, agressão sexual, tortura e insurreição. Kabila negou as acusações, mas não compareceu em tribunal para se defender por isso foi condenado a revelia.

O antigo chefe de Estado era acusado de crimes de guerra, traição e organização de um movimento insurreccional, bem como das suas alegadas ligações ao movimento AFC/M23.

O tenente-general Joseph Mutombo Katalayi, que presidiu ao tribunal militar que se reuniu em Kinshasa, a capital, afirmou que Kabila foi também condenado por homicídio, agressão sexual, tortura e insurreição. O ex-Presidente foi condenado à revelia e sem direito a defesa.

Inicialmente previsto para 12 de Setembro, a leitura da sentença demorou mais de 18 dias a ser proferida. A instrução deveria receber novos elementos de novos testemunhos, mas estes acabaram por não comparecer na audiência.

Joseph Kabila, Presidente da República democrática do Congo (RDC) entre 2001 e 2019, foi considerado culpado pela acusação como um dos iniciadores da Aliança Rio Congo (AFC), ramo político do M23.

O secretário-geral adjunto do Partido do Povo para a Reconstrução e a Democracia (PPRD) denunciou um «julgamento político» contra Joseph Kabila, membro dessa formação.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies