Especialistas abordam sobre “Mitos e verdades da moda em Angola” em workshop
A produtora de moda, Tussole, e a Mediateca de Luanda, realizaram na última semana, o Workshop de moda “Mitos e verdades da moda em Angola”, que juntou no mesmo espaço, algumas figuras consagradas da moda nacional.
Nesta primeira edição do “Mitos e verdades e verdades da moda em angola” da Agência de moda Tussole, que está comprometida em lançar novos valores da moda nacional, tivemos como pré-lectores, três das mais consagradas figuras moda nacional, como, o estilista Rui Lopes, a modelo e Stylist Cael Pascoal e a também modelo Irene Cazengo, que emprestaram todo o saber e motivaram os mais novos do ramo, passando os testemunhos das suas trajectórias profissionais na primeira pessoa.
O conceituado estilista, Rui Lopes, que detêm vários prémios conquistados pelo mundo fora, e que foi recentemente nomeado como embaixador da moda africana na Colômbia, referiu, que “existem muitos trabalhos sem qualidade, porque não há formação…Ainda não consome-se muito os produtos nacionais porque não existe no país uma indústria têxtil, não há poder e compra, e têm-se como única saída os produtos importados”.
Por outro lado, Rui Lopes, afirmou que, “devem ser aproveitadas todas as oportunidades para se falar desse assunto, de modos a se fazer crescer a moda no país e alertar aos governantes que a moda existe no país e é uma das indústrias que mais movimenta dinheiro no mundo”.
Cael Pascoal, uma das modelos mais referenciadas da actualidade, mostrou-se preocupada com o pouco interesse que há pela moda no país, e disse que “infelizmente não formação para os modelos, e o nosso mercado acaba por ‘estragar’ os modelos, por isso perdemos as nossas modelos de grande qualidade para os países que são as principais referências da moda no mundo”.
Já a modelo Irene Cazengo, salientou que,“alguns dos modelos angolanos, têm pressa de atingir o auge, e muitos destes acabam por frustrar-se e caem em vícios, e em alguns casos na prostituição”.
Os “Mitos e verdades da moda em Angola” tem como propósito, chamar a atenção da sociedade para os erros na moda moda nacional, bem como para motivar aqueles que trabalham neste ramo.
Comentários estão encerrados.