O país cabe aqui.

Especialista aponta vantagens do uso da Cloud angolana 

A Penttinali, empresa especialista em Investigação e Mitigação de Riscos Cibernéticos, ministrou recentemente, em Luanda um workshop sobre “Segurança e vantagens do uso da Cloud Angolana”. Neste fórum, a consultora aconselhou as instituições públicas e privadas a utilizarem a Cloud Angolana, já que tem as mesmas vantagens e nível de segurança que as estrangeiras. 

A Cloud revolucionou a forma como os arquivos são armazenados e um dos seus maiores benefícios é a redução de custos. A Cloud garante a mesma segurança, fiabilidade e preços que as de outros países e permite manter a soberania dos dados críticos em território angolano. Motivos mais que suficientes para que as empresas nacionais comecem a confiar e a contratar este serviço a provedores angolanos.  

A sessão foi conduzida pelo especialista em Crimes Cibernéticos, Hélio Pereira, e contou com a presença da Agência de Protecção de Dados de Angola, de órgãos de comunicação social e de especialistas do sector das TI, que ficaram assim a conhecer mais sobre a computação em nuvem em Angola e os factores que potencializarão a migração de Clouds estrangeiras para as nacionais.  

Vários estudos apontam que, em Angola, as instituições públicas e privadas preferem utilizar os serviços de Cloud estrangeiras, devido a factores-chave como a segurança, fiabilidade e preços. No entanto, defende Hélio Pereira, a Cloud angolana conta com os mesmos elementos e o mesmo nível de qualidade, para além de permitir a soberania dos dados críticos em território angolano.  

Segundo Hélio Pereira, a computação em nuvem revolucionou a forma como os arquivos são armazenados, e um dos seus maiores benefícios é a redução de custos. Só pagamos o que usamos. Por este motivo, o especialista aconselha as instituições públicas e privadas a confiarem na Cloud made in Angola, como garante de segurança e fiabilidade.  

Actualmente, o país já conta com empresas que disponibilizam estes serviços. Um exemplo concreto de uma Cloud nacional segura e fiável, a ITA – Internet Technologies Angola, S.A. O especialista aponta que esta multinacional tem o maior e mais fiável Data Center de Angola, com serviços de Cloud que garantem um serviço 100% angolano, com segurança e assistência técnica garantidas. 

Ricardo Santa Ana, gestor de Cloud da ITA, também defende que as grandes empresas angolanas devem dar oportunidades aos prestadores locais deste serviço, com o fim de comprovar a sua fiabilidade ao longo do tempo. Utilizar os serviços de Cloud angolanos permite às empresas nacionais realizar pagamentos em moeda local, aumentando a sua capacidade para canalizar recursos para novos investimentos e para despesas operacionais directamente ligadas ao seu core business, explica o gestor. 

Apesar dos serviços de Cloud não representarem uma proporção significativa das despesas totais em moeda estrangeira das empresas angolanas, qualquer poupança é importante, realça Ricardo Santa Ana. No final, contribuem para que o máximo de recursos possa ser destinado para a aquisição de novos equipamentos.  

Por fim A Agencia de Protecção de Dados de Angola, elogiou a iniciativa do projecto, e reforça que “ é necessário regular, legislar e registar as empresas, para que o tratamento de dados e protecção de conteúdos locais seja uma realidade em Angola. “ O nosso objectivo é  que todas as empresas que tratem de dados sejam registadas e que a segurança dos mesmos em data Center e Cloud seja um garante de soberania de manter os dados críticos em território nacional”. 

No fim da formação Hélio Pereira convidou gestores e investidores angolanos e não só, a investir no nacional como um produto seguro e fiável, que pode alavancar a economia

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies