O país cabe aqui.

Equipa do Facebook remove 68 páginas e 43 contas ligadas a suposto grupo pró-Bolsonaro

O Facebook removeu nesta segunda-feira (22) 68 páginas e 43 contas associadas a um grupo que, segundo o jornal O Estado S. Paulo, estaria apoiando o candidato de extrema direita Jair Bolsonaro, favorito nas pesquisas de intenção de voto para o segundo turno das eleições.

“Hoje, como parte de nossos esforços permanentes para proteger nossa comunidade e nossa plataforma de abusos, o Facebook Inc removeu 68 Páginas e 43 contas associadas ao grupo brasileiro Raposo Fernandes Associados (RFA), por violação de nossas políticas de autenticidade e de spam”, informou a rede social, acrescentando que tem atuado “arduamente para garantir a integridade da plataforma, com especial atenção em períodos eleitorais”.

Segundo o Facebook, as pessoas por trás do RFA criaram páginas usando contas falsas ou várias contas com os mesmos nomes”, para publicar “caça-cliques” para direcionar usuários para sites do grupo fora da rede social.

“Nós baseamos nossa decisão de remover essas Páginas pelo comportamento delas – como o fato de que estavam usando contas falsas e repetidamente publicando spam -, e não pelo conteúdo que estavam postando. Esse comportamento foi detectado no Facebook, e não há sinais de abuso em nossos outros aplicativos”, esclareceu o Facebook.

Uma reportagem do jornal O Estado de S.Paulo publicadá há dez dias revelou que as páginas e as contas controladas pelo RFA formavam uma rede de apoio a Bolsonaro no Facebook.

Segundo a reportagem, essas páginas somavam 12,6 milhões de interações (reações, comentários e vezes em que foi compartilhado) nos 30 dias anteriores à sua publicação, muito mais do que as interações registradas, nesse mesmo período, nas páginas de Neymar, Anitta e Madonna.

As redes sociais tiveram um papel determinante na ascensão política de Bolsonaro, que conta com pouco mais de 14 milhões de seguidores no Facebook, no Twitter e no Instagram. Fernando Haddad soma 2,8 milhões.

Durante a campanha, essas plataformas se tornaram um veículo para difundir notícias falsas em massa sobre candidatos, apesar dos esforços dessas próprias redes, da Tribunal Superior Eleitoral e dos meios de comunicação no combate a essa prática.

Na semana passada, uma reportagem do jornal Folha de S.Paulo, afirmou que várias empresas compraram serviços para propagar mensagens em massa a favor de Bolsonaro no Whatsapp, antes do primeiro turno, em 7 de outubro.

O caso está sendo investigado pelo TSE e pela Polícia Federal.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies