ENBI inicia substituição dos bilhetes dos autocarros públicos em Dezembro
Notícias de Angola – A Empresa Nacional de Bilhética Integrada (ENBI) vai dar início, em Dezembro, ao processo de substituição do pagamento de bilhetes diários nos autocarros pelo uso regular do passe “GiraMais” nas seis províncias onde se encontra instalado este sistema.
O sistema de bilhética, enquadrado no âmbito da modernização e da transformação digital em curso no transporte urbano de passageiros está instalado, actualmente, nas províncias de Luanda, Benguela, Huíla, Huambo, Malanje e Cabinda.
De acordo com um comunicado a que o NA teve acesso, esta quarta-feira, a medida visa simplificar o processo de pagamento, reduzir os riscos associados ao manuseio de dinheiro em locais públicos, e melhorar a eficiência operacional das operadoras de transporte.
Prevê-se, portanto, que no final do primeiro trimestre de 2025 os passageiros utilizem regularmente o passe “GiraMais” para as suas deslocações.
O manuscrito aponta ainda que em Luanda esta decisão vai ser implementada, numa primeira fase, a bordo dos autocarros que circulam pelas avenidas Deolinda Rodrigues, no troço quilómetro 30/1º de Maio, e Fidel Castro (Via Expressa/Vila de Cacuaco) bem como pela rota Vila de Cacuaco/São Paulo e Vila de Cacuaco/Baleizão.
Para a província de Benguela, dar-se o início nas rotas Baía Farta/Benguela/Catumbela/Lobito, enquanto na Huíla vai ser aplicada à rota Estátua da Liberdade/Centralidade da Quilengues e Eiwa/Mercado do Mutundo.
Já no Huambo, será implementada na rota Huambo/Caála. Para a província de Cabinda, nas rotas Chiloango/Pioneiro Zeca e Chilongo/Subastando, quando em Malanje, as começarão pelas ligações entre os mercados da Catela/Chauande, e Catela/Cangandala.
Para que esta transição ocorra com normalidade e seja benéfica para os utentes dos autocarros urbanos de passageiros, sublinha a nota, a ENBI iniciou, a 10 deste mês, uma campanha promocional de desconto e oferta de dinheiro em viagens para a generalidade dos passageiros, com término previsto para o dia 30 de Novembro próximo.
“A campanha consiste na fixação da taxa de emissão do cartão “GiraMais” em cinco mil, em vez dos actuais cinco mil 990 Kwanzas e na oferta de mil 500 kz em viagens na primeira adesão, excluindo-se os detentores do passe “GiraMais” social, designadamente, estudantes entre os seis e os 15 anos e os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria”, lê-se.
A Empresa Nacional de Bilhética Integrada (ENBI) é uma empresa de domínio público tutelada pelo Ministério dos Transportes, encarregue da modernização e digitalização do sistema de transporte público colectivo urbano de passageiros, através da implementação e gestão do sistema nacional de bilhética integrada.
Actualmente, presente nas províncias de Luanda, Huíla, Benguela, Huambo, Malanje e Cabinda, bem como, da emissão e gestão dos títulos de transporte intermodais (autocarros, comboios e barcos) integrados no sistema nacional de bilhética integrada.
Comentários estão encerrados.