O país cabe aqui.

Divulgado programa do festival internacional de cinema documental

Foi divulgado nesta quinta-feira, 25 de Março, em Luanda, o programa da primeira edição do Festival Internacional de Cinema Documental (Doc Luanda) vai decorrer de 2 a 7 de Abril de 2022, por iniciativa do Centro Cultural Português em Luanda, com a periodicidade anual em parceria MUKIXE e a CRIACOM.

O cineasta Jorge António, director do Festival, disse, na conferência de Imprensa realizada no Centro Cultural Português, que o objectivo do evento é de dar a público amante da arte, a possibilidade de mais um roteiro de actividades ligadas ao cinema.

Direcionado para o cinema documental e inédito em Angola, a proposta do Camões na realização do DOC LUANDA tem um fundo pedagógico e servirá para incentivar o intercâmbio cultural, estabelecer uma visão contemporânea do Mundo e de Angola através do cinema e da sua história contribuindo desta forma, também, para o futuro do panorama do cinema angolano.

Jorge António explicou que o festival estará composto de vários momentos. Além da exibição de filmes entre competitivos não competitivos, o festival reserva ainda uma mesa redonda sobre o cinema em Angola, com a participação de Jorge António, o director do festival, da atris e produtora Neide Van Dunem, do crítico de Artes Adriano Mixinge, do escritor José Luís Mendoça e do Director Provincial da Cultura de Luanda, Manuel Gonçalves.

Concertos, masterclasses, espetáculos, e exposição de CD´s, DVD´´s e livros constam também do programa de actividades do festival, que vai homenagear Gita Gonçalves, director de som de vários filmes produzidos em Angola.

Programação do festival

´Um sopro no quintal´ realizado em 2021 pelo realizador Gretel Marín vai abrir o Doc Luanda, seguido de Á má influência das músicas nacionais de Simão Francisco e ´Vírus Inesperado´ de Henrique Sungo e Filipe Anjos, a partir das 14 horas de 03 de Abril, na componente competição nacional.

No mesmo dia, na categoria competição internacional será exibido o filme ´Fordlândia Malaise´, de Susana Sousa Dias, bem como o documentário ´Canta Angola´, de Ariel de Bigault.

No dia 04 o realizador Dikizeko Matuzeyi verá seu filme ´os frutos da colonização em África (2021) ser exibido, no auditório Petetela, para a competição nacional, tal como os documentários ´Cozinhas de Rua e Empreendedorismo´, de Osvaldo Francisco, ´Nzila Ngola´ e ´Carne de gato preto´. Na competição internacional será o filme congolês de Ne Kunda Nlaba, ´Reino do Congo´ e o documentário ´Nheengatu´ realizado em Portugal e Brasil, por José Barahona.

Nesse mesmo dia entram em cena os três primeiros documentários da primeira sessão não competitiva, entre os quais o ´Corredor do Kwanza´ do realizador Óscar Gil.

No dia dia 5 serão exibidos um total de sete documentários, de curta e longa-metragem, para a competição internacional (Itália e África do Sul) no auditório Pepetela, e para a segunda sessão não competitiva com realizações de Angola e Portugal. A mesa redonda sobre Cinema em Angola está também agenda para esse dia.

O concerto da Banda Kosmik e a Masterclass de Rui Dias estão reservados para o dia 6 de Abril, separados, em termos de tempo, pela terceira sessão não competitiva que será na sala 1 no centro cultural Português. ´Viver e escrever em trânsito entre Angola e Portugal, do realizador Doris Wieser, ´Nducussole´, de Eltina Gaspar e ´Trilhos e Caminhos´ do realizador Brasileiro Reynaldo Barreto Lisboa, compõem o leque de documentários a serem exibidos na sala 1 do Centro Cultural Português, as 15 horas.

No último dia do encerramento do Festival Internacional de Cinema Documental, a 7 de Abril próximo, serão exibidos os documentários ´All the strets are silent´, do realizado americano Jeremy Elkin, da competição internacional, bem como ´Para lá dos passos´, de Kamy Lara e ´A mística dos Tambores´, do realizador Nguxi dos Santos, ambos na competição nacional.

As 18h30 do dia 07 será o encerramento, com a cerimónia de entrega de prémios aos documentários vencedores das competições nacional e internacional. A cerimónia contará ainda com a performance da Companhia de Dança Contemporânea de Angola.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies