Discução sobre a história discográfica em Angola marca apresentação do single de Joãozinho Morgado na Fundação Arte e Cultura

Redacção NA

O Rei da Tumbas, Joãzinho Morgado, vai apresentar nesta quarta-feira, no dia 4 deste mês, às 17horas, o seu primeiro singlee intitulado “Turma da benção”, no Wyza Anfiteatro, da Fundação Arte e Cultura, Ilha de Luanda, o seu single intitulado “Turma da benção”.

O evento será protagonizado em uma mesa redonda sobre a História Discográfica em Angola vs Valorização dos Artistas, e por um concerto a ser protagonizado pelo artista, numa co-produção entre Mano a Mano Produções, Fundação Arte e Cultura e Brason e NUS Evento.

De acordo o comunicado que o Notícias de Angola teve acesso nesta terça-feira, a mesa redonda contará com preleitores como Carlos Lamartine, Adriano Mixinge, Miguel Neto, Gilberto Júnior, Belmiro Carlos, José Pedro Benge, Yuri Simão, Otiniel Silva, Isaias Afonso na moderação, e vai anteceder a venda do single do artista. A Perspectiva para o futuro da indústria musical em Angola é outro assunto que vai merecer destaque no certame.

Recorde-se que, o single de Joãozinho Morgado foi lançado pela editora “Keep On Pushin Records”, no dia 07 de Fevereiro deste ano, na Holanda, por ocasião do seu aniversário e é parte do projecto Turma da Benção.

Temas apresentados no single:

Lado A Morgadinho por Joãozinho Morgado

No estúdio Gravisom (Lisboa), Joãozinho Morgado orquestrou uma Jam Session com toques de Semba, Kazukuta, Kilapanga, Rumba e Merengue, resultando no tema “Morgadinho”. Coordenado por Armando Gobliss, Joãozinho estava acompanhado pelos seus companheiros Botto Trindade (Guitarra Solo), Pirika Duia (Viola Ritmo), Mayo Bass (Viola Baixo) e Galiano Neto (Percussão).

Lado B Sou Eu João Morgado de Joãzinho Morgado & Batida

Para apimentar a jam session do mestre das congas com um toque eletrônico leve, convidamos Pedro Coquenão – o “AngoLuso” também conhecido por Batida – veio juntar-se à Jam Session. Quase dez anos atrás, Batida já havia roubado nossos corações com a faixa “Bazuka” e voltou a fazê-lo dois anos depois com a faixa “Pobre e Rico”. Em ambos produções musicais, ele samplou com as bênçãos de lendários músicos angolanos Carlos Lamartine (Bassoka) e Matadidi Mário (Café). A colaboração do Batida com o mestre Joãozinho Morgado resultou no tema “Sou Eu João Morgado”, que podemos rotular como “Semba House”.

O Concerto “Sou Eu João Morgado”, outro momento a marcar o acto de lançamento do single, vai processar-se numa apresentação musical ao vivo de temas de vozes sonantes do cenário musical angolano- Paulo Flores, Teta Lando, Matia Damásio, Filipe Mukenga, Yuri da Cunha, David Zé- e que contaram com a participação musical do Rei das Tumbas, Joãozinho Morgado.

Turma da Bênção, é um projeto musical intergeracional. Consiste no Conjunto Angola 70 um grupo de músicos lendários que, entre outros, lideraram a Revolução ((musical) em Angola e Paulo Flores, músico, o poeta do quotidiano angolano. Através desta “ Roda de Semba” (sentado), revisitamos o período áureo da música angolana, a década de 70; Dipanda. Neste mesmo ambiente, recriamos novas músicas como uma nota de homenagem a esses momentos particulares e todos os seus actores. O resultado deste “Roda Semba entre gerações será apresentado em formato LP (vinil) no dia 25 de Maio 2021.

A Fundação Arte e Cultura foi fundada no dia 25 de Janeiro de 2006, tem o seu forte na inserção social das famílias em situação de vulnerabilidade e risco e no apoio às artes e à cultura angolana.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies