Direcção Nacional do Desporto visita instalações das federações nacionais

Notícias de Angola – A Direcção Nacional do Desporto (DND) visitou esta segunda-feira, em Luanda, as federações angolanas de basquetebol (FAB) e de boxe (FABOXE), tendo em vista o funcionamento das instituições e a melhoria das infra-estruturas para a prática desportiva.

Em declarações à imprensa, na capital do país, no Complexo da cidadela Desportiva, o director nacional, Matos Cardoso, referiu ser de grande importância constatar a realidade de funcionamento de cada uma das federações e saber que estão a cumprir com as obrigações.

Matos Cardoso, diretor nacional do desporto

O objectivo fundamental, além de visitar as federações, foi apurar os recursos disponíveis, identificar as dificuldades e acompanhar os programas existentes em cada uma das federações, bem como manter um diálogo directo com os dirigentes e os colaboradores das instituições.

Quanto ao basquetebol, mostrou-se satisfeito pela estrutura, boa organização e um trabalho colectivo, razão pela qual, possui os diversos títulos já conquistados no continente africano, enquanto o boxe também está a dar os seus primeiros passos.

Segundo Matos Cardoso, disse tratar-se de uma orientação do Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD) e do Ministério das Finanças (MINFIN), de modo que se consiga melhorar as condições das referidas federações.

Por seu turno, o presidente da FAB, Moniz Silva, explicou que foram abordados, de uma forma geral, todos os problemas da instituição, desde as questões organizativas, digitalização e contas, principalmente sobre a transparência e organização

O dirigente prometeu continuar trilhar o caminho por fortalecer os recursos para o crescimento de número de praticantes com qualidade no país, mantendo o domínio a nível do continente em masculino e voltar vencer títulos em feminino.

De acordo com o presidente da Federação Angolana de Boxe, Carlos Luís, foram afloradas questões sobre as infra-estruturas, a formação, de árbitros e treinadores, técnicos administrativos, número de atletas e treinadores por províncias, resultados na África Austral e no mundo.

Em termos financeiros, reafirmou ser uma situação que preocupa algumas iniciativas para elevar o nível de trabalho que se deseja executar a nível dos praticantes e treinadores.

Quanto aos Jogos Africanos da Juventude, garantiu que o boxe vai disputar com duas atletas, em feminino, sendo que em masculino não possui praticantes com resultados para tal efeito.

Trata-se da quarta federação já visitada, sendo que a semana passada visitou a Federação Angolana dos Desportos Náuticos (FADEN) e a Federação Angolana de Artes Marciais Mistas FAMMA.

A Direcção Nacional do Desporto (DND), é um órgão do Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD) responsável por auxiliar na elaboração e execução da política desportiva nacional, orientar, coordenar a actividade desportiva e garantir a participação de Angola em competições internacionais.

A sua estrutura inclui o Departamento do Desporto Federado, o Departamento do Desporto de Recreação e o Departamento Nacional de Capacitação e Superação dos Agentes Desportivos, alinhados ao Plano Nacional de Desenvolvimento do Desporto (PLANADESPORTO 2023-2027).

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies