O país cabe aqui.

“Deve-se intensificar a comunicação e a educação financeira para que a introdução da nova série do Kwanza não seja um processo difícil”

Por: Gilberto Segunda

Muitas são as dúvidas e preocupações dos cidadãos sobre o processo de substituição gradual das novas notas. Pelo que importa referir que a instituição responsável pela condução deste processo (Banco Nacional de Angola) deve manter uma comunicação contínua e cada vez melhor, intensificando sobretudo o seu programa de educação financeira para que a introdução da nova série do kwanza não seja um processo difícil, em função do novo paradigma social e económico que o país atravessa.

As razões económicas governamentais que justificam a introdução da nova série do kwanza passam exatamente por um maior nível de segurança das notas, pois estas contam com características específicas que dificultam a sua falsificação, são mais resistentes e têm maior durabilidade do que as notas actuais.

Por sua vez, a manutenção das novas séries do kwanza terá os mesmos custos de 30 milhões de dólares, mas será feita a cada quatro anos ao contrário da actual que é feita de dois em dois anos, permitindo assim uma redução significativa nos gastos de manutenção.

Neste período onde se verifica uma tendência em alta das taxas de inflação muito impulsionada pela instabilidade económica, desvalorização constante da moeda nacional e o gerenciamento de forma generalizada da crise sanitária e económica que o país atravessa e que infelizmente vê-se cada vez mais agravada pelos constrangimentos causados pela circulação comunitária do novo coronavírus, colocam os agentes económicos, em particular as famílias e empresas muito mais preocupadas com questão de sobrevivência, necessidades de produção e consumo, garantia dos postos de trabalho, preocupações salárias e outras que impactam directamente na vida do cidadão comum.

Estas e outras preocupações que no meio de tanta confusão ao nível das reais necessidades dos angolanos, acrescida da pouca literacia financeira, a substituição da série de 2012 pela nova série do kwanza 2020 independentemente da sua introdução gradual no sistema financeiro, acaba por não ter a atenção desejada e pode naturalmente ter efeitos diferentes do que se pretende.

———————————————————————————————————

Perfil

Gilberto Segunda, é formado em Economia e Gestão com especialização em Contabilidade e Finanças pela Universidade Jean Piaget. Actualmente trabalha como Contabilista e comentarista na Palanca Tv.

Email: gilbertosegunda@outlook.com

Os artigos de opinião publicados no Notícias de Angola são da inteira responsabilidade do seu autor. O NA não se responsabiliza por quaisquer danos morais ou intelectuais dos textos em causa, confiando no rigor, idoneidade e credibilidade dos seus autores.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies