O país cabe aqui.

Covid-19: os efeitos da quarentena

Por: Victória Pinto

Após assinatura do Decreto Legislativo Presidencial Provisório n.º 1/20, de 18 de Março, que destaca a quarentena de 14 dias para evitar a propagação do novo coronavírus Covid-19, várias são as instituições públicas e privadas, que se viram obrigadas a fecharem as portas ou mudar a sua rotina normal.

O Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos suspendeu, a partir desta terça-feira, 24, os serviços dos Registos e Notariado, bem como da Identificação Civil e Criminal.

O Decreto Executivo do ministro da Justiça alarga a suspensão para o Centro de Resolução Extrajudicial de Litígios (CREL) e Instituto Nacional de Estudos Judiciários (INEJ). A medida é extensiva também aos serviços prestados pelo Gabinete Jurídico, Guiché Único da Empresa (GUE) e Balcão Único do Empreendedor (BUE).

Para os casamentos agendados há excepção, serão realizados somente com a presença do conservador do Registo Civil, os cônjuges, testemunhas (padrinhos) e pais dos cônjuges. Também continuarão a funcionar os serviços de registos de óbitos, imposição de selos nas urnas funerárias, abertura de urnas funerárias e constituição de sociedades comerciais online.

Quanto aos piquetes de atendimento, o Ministério da Justiça orienta a Direcção Nacional dos Registos e do Notariado a organiza-los.

De igual modo estão também as actividades desportivas e juvenis suspensas por todo o país desde sexta-feira 20, pelo mesmo período, como forma de prevenir a propagação do coronavírus.
Numa altura em que boa parte das actividades desportivas foram canceladas em todo mundo/países, como Portugal, França, Itália, Argentina, Espanha, entre outros.

Uma nota do Ministério da Juventude e Desportos, divulgada à imprensa na passada sexta-feira, 20, refere que os 15 dias são automaticamente prorrogáveis por igual período caso não haja disposição em contrário. O cumprimento da orientação será assegurado pelas Direcções Nacionais dos Desportos e da Juventude.

Apesar da recente medida, várias federações desportivas vêm observando já iniciativas do género, com destaque para o basquetebol, andebol, desportos motorizados, natação, xadrez, hóquei em patins e o Comité Paraolímpico Angolano.
A Federação Angolana de Futebol orientou a disputa de jogos do Campeonato Nacional “Girabola2019/20 à porta fechada até domingo, 22, em que decorreu a 25ª jornada.

Tal como as realizações desportivas também foram adiados os espectáculos musicais, porque propiciam o ajuntamento de milhares de pessoas, o que seria dos maiores vectores de propagação do vírus, cujos estudos apontam como dos principais meios de transmissão o contacto entre as pessoas por via das mãos, do suor, tosse e espirros.

Como a medida de prevenção e combate a pandemia do coronavírus é para todos, a Assembleia Nacional também adiou recentemente a reunião plenária, sem data para sua realização.

O porta-voz da Assembleia Nacional, Raul Lima, explicou que o Parlamento vai continuar a funcionar normalmente.

“Houve apenas o adiamento da reunião, tendo em conta as medidas preventivas que estão a ser tomadas pelo Ministério da Saúde”, disse.

Por outro lado, a Zap também viu-se obrigada a mudar a sua programação em alguns canais, por impossibilidade na aquisição dos conteúdos internacionais.

Apesar do caos criado, trata-se de medidas de contingência apropriadas para enfrentar a pandemia do Covid-19. Angola, tem o registo de três casos confirmados da doença. Já a Organização Mundial da Saúde (OMS), na sua estatística mais recente, reporta mais de 300 mil casos positivos de Covid-19 em todo o mundo.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies