Covid-19: Cidadãos provenientes de Portugal testam negativo

Por: Nambi Wanderley

O Secretário de Estado para área saúde pública, Franco Mufinda, constatou nesta quinta-feira (14), na Escola Nacional de Saúde Pública, em Luanda, o levantamento dos resultados do teste da COVID-19, dos passageiros provenientes de Portugal nos dias 17, 18 e 19 de Março. Os resultados entregues hoje, foram negativos.

Franco Mufinda, referiu que até ao dia da colheita das amostras, todos os testes foram negativos, tendo como excepção num universo de cerca de mil testes, o “caso 31”, que testou positivo.

Sílvia João, jornalista, que desembarcou no país no dia 19 de Março, manifestou-se feliz pela forma como o processo foi conduzido e que já esperava um resultado negativo para o teste que iria levantar. A jornalista aconselhou a todas as pessoas que não fizeram o teste a fazerem, porque trata-se de um vírus invisível e letal apesar de muitos não apresentarem sintomas.

Já Edna Lopes, que desembarcou no país no dia 18 de Março, apontou a celeridade do processo e referiu que “agora com o resultado estou mais aliviada já vou poder trabalhar e estar mais vontade, porque essa situação dos assintomáticos deixou-me bastante preocupada, vou começar a trabalhar ainda hoje e dar sequência a minha vida”.

Por sua vez, Serafino Mutela, mostrou-se triste, por não ter recebido o resultado do seu teste, facto que não permite que volte a exercer as sua actividades laborais.

“Eu cheguei no voo do dia 18 de Março e hoje já é dia 14 de Maio e estou a espera desse resultado, mas como garantiram que vão entregar essa semana voltarei para ter mesmo a certeza”, disse.

O país tem até ao momento, 48 casos positivos de covid-19, dos quais 31 a receberem assistência nas unidades sanitárias de referência do tratamento do país. Os primeiros casos do novo coronavírus, foram diagnosticados em cidadãos provenientes de Lisboa, no dia 17 de Março.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies