Conselho de ministro aprova plano de desenvolvimento do Capital Humano

Notícias de Angola – O Plano Nacional de Desenvolvimento do Capital Humano 2023-2037, que perspectiva a expansão dos sectores da educação e da formação-profissional, foi aprovado segunda-feira (22) , pelo Conselho de Ministros, durante a 4.ª sessão ordinária, orientada pelo Presidente da República, João Lourenço, no Palácio Presidencial, em Luanda.

Segundo o documento que o Notícias de Angola teve acesso hoje, 
contém programas, objectivos e metas concretas a curto, médio e longo prazos, e a implementação vai resultar no aumento da qualidade e da oferta educativa e formativa, bem como permitir o aumento da disponibilidade de recursos humanos qualificados em áreas prioritárias.

Conforme o informe, o  Plano Nacional de Desenvolvimento do Capital Humano 2023-2037 vai igualmente viabilizar o desenvolvimento e a expansão da oferta educativa e formativa de acordo com as reais prioridades e necessidades do mercado de trabalho, e o incremento da oferta educativa e formativa que sustente o desenvolvimento de conhecimentos e competências necessárias ao sector público e ao tecido empresarial privado.

Para tal, o aumento dos níveis de escolarização e a qualificação da população, com impacto na melhoria da posição do país em termos de desenvolvimento humano e social são também objectivos do plano.

O Conselho de Ministros também analisou uma Proposta de Lei que autoriza o Presidente da República, na qualidade de Titular do Poder Executivo, legislar sobre o Regime Jurídico e Fiscal da Produção Incremental nas Concessões Petrolíferas da Zona Marítima, a ser submetida à consideração da Assembleia Nacional.

Na reunião, foi igualmente apreciado o Decreto Legislativo Presidencial que define o regime jurídico e fiscal e o procedimento para a adequação dos termos contratuais aplicáveis à Produção Incremental em Blocos Maduros e Projectos em Áreas não Desenvolvidas, localizados na zona marítima.

Foram ainda aprovadas alterações a algumas normas do Regimento das Comissões Especializadas do Conselho de Ministros, para adequar a estrutura da Equipa Económica e do seu Grupo Técnico de apoio às recentes alterações na estrutura dos Órgãos Auxiliares do Presidente da República.

O Conselho de Ministros tomou conhecimento do Calendário de Acções Preparatórias para a Campanha Agrícola 2024/2025, cujo propósito é aumentar o acesso e a auto-suficiência de insumos e recursos de irrigação, promover os agregadores e as cooperativas, bem como valorizar as unidades agrícolas e os clusters de agro-negócio.

O Executivo pretende igualmente impulsionar a resiliência alimentar, a investigação e o desenvolvimento da agricultura, sustentabilidade e produtividade da floresta e o aumento da auto-suficiência de produção pecuária.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies