Figuras com destaque internacional dão voz ao Simpósio da Dipanda
Notícias de Angola – Um conjunto de individualidades, como Pinda Simão, Isaías Samakuva, João Baptista Kussuma, Joana Lina, entre outras, participam do “Simpósio da Dipanda”, a acontecer este Sábado, 2 de Agosto, das 9h30 às 14h00, no Memorial Doutor António Agostinho Neto (MAAN), em Luanda.
O evento é uma iniciativa do Conselho de Jovens Adultos da Igreja Metodista Episcopal Africana (IMEA) em Angola, afecto à paróquia de Peregrinos, e decorre no âmbito das celebrações dos 50 anos de Independência do País, com cinco painéis temáticos.
De acordo com uma nota a que o Notícias de Angola teve acesso, o primeiro painel, sob o tema “O Percurso Histórico de Angola, desde a Luta de Libertação Nacional até à Proclamação da Independência”, vai juntar à mesa duas figuras nacionais com reconhecimento internacional, nomeadamente João Bernardo de Miranda, diplomata, politico e ex-ministro do MIREX, e Isaías Ngola Samakuva, diplomata e antigo presidente do partido político UNITA.
O segundo painel, com o tema “O Papel da Juventude na História Recente de Angola: Conselhos Úteis para a Defesa da Soberania e da Integridade Territorial”, será presidido pelo académico, politico e antigo ministro João Baptista Kussuma.
No entanto, o informe avança ainda que “O Papel Histórico das Mulheres na Luta pela Independência de Angola”, tema do terceiro painel do Simpósio, será presidido por Joana Lina, ex-governadora da província de Luanda, enquanto o quarto painel, cujo tema é A Educação em Angola: Antes, durante e Depois da Independência”, terá como orador Pinda Simão, académico e ex-ministro da Educação.
Para o último painel, está reservado o tema “O Engajamento da Igreja na Pacificação dos Espíritos: Antes, Durante e Depois da Independência Nacional”, que por sua vez, será presidido pelo Reverendo Ntoni-a-Nzinga, presidente da plataforma Tchota e ex-representante do Conselho das Igrejas Cristãs em Angola (CICA).
A Igreja Metodista Episcopal Africana é uma denominação protestante predominantemente afro-americana – fundada em 1816, em Filadélfia, nos Estados Unidos da América. Possui uma estrutura organizacional que integra a Conferência Geral (órgão máximo da igreja), que se reúne a cada quatro anos. Este órgão é composto por bispos, delegados ministeriais e leigos eleitos pelas Conferências Anuais.
A Conferência Anual de Angola (CAA), da qual a IMEA de Peregrinos faz parte, está inserida no 15.° Distrito, juntamente com a vizinha Namíbia e a África do Sul.
Comentários estão encerrados.