Figuras com destaque internacional dão voz ao Simpósio da Dipanda

Notícias de Angola – Um conjunto de individualidades, como Pinda Simão, Isaías Samakuva, João Baptista Kussuma, Joana Lina, entre outras, participam do “Simpósio da Dipanda”, a acontecer este Sábado, 2 de Agosto, das 9h30 às 14h00, no Memorial Doutor António Agostinho Neto (MAAN), em Luanda.

O evento é uma iniciativa do Conselho de Jovens Adultos da Igreja Metodista Episcopal Africana (IMEA) em Angola, afecto à paróquia de Peregrinos, e decorre no âmbito das celebrações dos 50 anos de Independência do País, com cinco painéis temáticos.

De acordo com uma nota a que o Notícias de Angola teve acesso, o primeiro painel, sob o tema “O Percurso Histórico de Angola, desde a Luta de Libertação Nacional até à Proclamação da Independência”, vai juntar à mesa duas figuras nacionais com reconhecimento internacional, nomeadamente João Bernardo de Miranda, diplomata, politico e ex-ministro do MIREX, e Isaías Ngola Samakuva, diplomata e antigo presidente do partido político UNITA.

O segundo painel, com o tema “O Papel da Juventude na História Recente de Angola: Conselhos Úteis para a Defesa da Soberania e da Integridade Territorial”, será presidido pelo académico, politico e antigo ministro João Baptista Kussuma.

No entanto, o informe avança ainda que “O Papel Histórico das Mulheres na Luta pela Independência de Angola”, tema do terceiro painel do Simpósio, será presidido por Joana Lina, ex-governadora da província de Luanda, enquanto o quarto painel, cujo tema é A Educação em Angola: Antes, durante e Depois da Independência”, terá como orador Pinda Simão, académico e ex-ministro da Educação.

Para o último painel, está reservado o tema “O Engajamento da Igreja na Pacificação dos Espíritos: Antes, Durante e Depois da Independência Nacional”, que por sua vez, será presidido pelo Reverendo Ntoni-a-Nzinga, presidente da plataforma Tchota e ex-representante do Conselho das Igrejas Cristãs em Angola (CICA).

A Igreja Metodista Episcopal Africana é uma denominação protestante predominantemente afro-americana – fundada em 1816, em Filadélfia, nos Estados Unidos da América. Possui uma estrutura organizacional que integra a Conferência Geral (órgão máximo da igreja), que se reúne a cada quatro anos. Este órgão é composto por bispos, delegados ministeriais e leigos eleitos pelas Conferências Anuais.

A Conferência Anual de Angola (CAA), da qual a IMEA de Peregrinos faz parte, está inserida no 15.° Distrito, juntamente com a vizinha Namíbia e a África do Sul.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies