O país cabe aqui.

Documentário angolano exibido no festival internacional de França

Por: Panzo Pedro (estagiário)

Do conumentário ´para lá dos Passos`da cineasta angolana, Kamy Lara, será exibido nea quinta-feira, 17 de Março, no Cinéma du Réel – Festival international du Film Documentaire que decorre desde o passado dia 11 em França. A produção é da Geração 80 que anunciou em comunicado a que o Notícias de Angola teve acesso.

Eleito para o programa Cartão Branco, o documentário ´Para lá dos meus passos’ é de autoria de Kamy Lara, da produtora Geração 80 e será lançado no Centro de Pompidou com a presença da realizadora que participará durante o evento, de uma mesa redonda denominada “África Lusófona,” ao lado das realizadoras e produtoras Lara Sousa (Moçambique) e Samira Vera-Cruz (Cabo Verde).

Estão ainda convidadas seis (6) programadores e personalidades africanas, que vão partilhar os seus pontos de vista sobre esta nova vaga de cinema africano.

‘Para lá dos meus passos’ foi selecionado pelo realizador moçambicano Pedro Pimenta um dos seis curadores convidados do programa. Salientar que Cinéma du Réel mistura documentários, ensaios e filmes experimentais em selecções que reflectem a diversidade de géneros e formas de abordagem cinematográfica ao mundo, sendo um dos poucos festivais de cinema documental que enfatiza o património e a memória do género, ao mesmo tempo que os coloca em diálogo com a criação contemporânea, um marco importante para o cinema angolano e a valorização internacional sobre a produção nacional.

Vale enfatizar que o documentário ‘Para lá dos meus passos’ já foi galardoado como Melhor Documentário no San Francisco Dance Film Festival, em 2019 nos (Estados Unidos de America); como melhor documentário no Arquiteturas Film Festival Lisboa (Portugal); 3ª Prêmio Adiaha no Encounters Doc Festival (Africa do Sul); Melhor Realizadora; Melhor Fotografia; Melhor Som no Brazil International Monthly Independent Film Festival (Brasil); Melhor Documentário; Melhor Realizadora; Melhor Edição no Gralha International Monthly Film Awards (Brasil) e recebi ainda uma Menção Especial no Big Syn International Film Festival (Inglaterra).

A produção compete a Geração 80, uma Produtora angolana fundada em 2010, com uma vasta experiência no sector do cinema e audiovisual em Angola, com foco em filmes independentes e de autores nos mais variados formatos e géneros. Produz e distribui as suas obras, seja de um modo clássico ou de guerrilha.

A Geração 80 entende que cinema só acontece quando partilhado, por isso os seus filmes já participaram em vários festivais de cinema no continente Africano e no mundo. A GERAÇÃO 80 tem sido uma das principais portas de entrada para produção local e coproduções internacionais em Angola.

O objectivo da produtora é fazer renascer com o cinema do continente africano, e colocar Angola no mapa do cinema Africano e mundial.

 

 

 

 

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies