O país cabe aqui.

China garante apoio ao desenvolvimento económico de Angola  

Notícias de Angola – A China vai continuar a apoiar a construção das principais infra-estruturas sociais e económicas de Angola, assegurou esta quinta-feira, em Luanda, o seu embaixador em Angola, Gongu Tao.

Segundo ANGOP, o diplomata, que falava à imprensa no final do encontro com a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, referiu que o seu país vai apoiar a construção das grandes infraestruturas, como o Novo Aeroporto Internacional de Luanda, em fase de conclusão, do Centro Hidroeléctrico de Caculo Cabaça, na província do Cuanza, Norte, “entre outras obras que estão em bom andamento”.

O diplomata assegurou, também, qquea China vai aumentar os seus investimentos em Angola nos ramos da indústria, agricultura, pescas e exploração de minerais, para dar um maior impulso ao desenvolvimento socioeconómico de Angola e aumento de postos de trabalho.

“Fizemos uma avaliação positiva das nossas relações bilaterais, uma relação de parceria estratégica que foi sempre consolidada e aprofundada ao longo dos últimos anos, mesmo com os desafios do combate à Covid-19 em que os dois países estiveram de mãos dadas, apoiando um ao outro, para vencer a epidemia”, vincou.

Lembrou que um grande número de empresas chinesas fez investimentos em Angola, dando um importante contributo para a diversificação e industrialização da economia.

Gong Tao disse, igualmente, ter abordado com a sua interlocutora a necessidade de os dois países conjugarem esforços para promover a paz, a estabilidade e desenvolvimento no continente africano e no mundo.

Felicitou o Presidente João Lourenço por ter sido nomeado “Campeão da União Africana (UA) para a Paz e Reconciliação”, na Cimeira Extraordinária sobre Terrorismo e Mudanças Inconstitucionais de Governo em África, realizada a 28 de Maio de 2022, em Malabo, Guiné-Equatorial.

“Admira-me muito o papel de mediação de Angola para a paz na região dos Grandes Lagos”, disse o diplomata que aproveitou, também, para felicitar a presidente da AN, Carolina Cerqueira, pela organização, em Outubro deste ano, em Luanda, da 147ª Assembleia Geral da União Interparlamentar (UIP).

Manifestou, igualmente, a necessidade da intensificação da troca de experiências entre  delegações dos parlamentos dos dois países.

No dia 12 de Janeiro de 1983, a China e Angola estabeleceram relações diplomáticas, abrindo um novo capítulo na história da amizade tradicional entre os dois países.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies